21 janeiro, 2007

O caso das polentas

Parece mentira, mas estava lá, na revista que comprei hoje - 10 delícias com polenta. Estou me referindo a coincidência de ter lido ontem mesmo, no blog da Fer - o chucrute com salsicha - sua intenção de recolher mais receitas de polenta, e eis que me deparei (numa única tacada) com 10 novas receitas. Na verdade, desde ontem vinha pensando nesta mágica que faz com que várias pessoas, em partes diferentes do globo, pensem numa mesma coisa, num único momento. E isto porque no mesmo blog da Fer li sua matéria sobre o macarrão alho e óleo ser sua confort food preferida - a mesma que a minha e, minutos depois, ao visitar o blog da Dadivosa me deparei com uma receita de macarrão ao alho e óleo. Sei lá, não entendo nada deste lance de energia, mas me sinto muito confortável quando percebo que estou interagindo (mesmo que não fisicamente) com pessoas afins. É uma idéia reconfortante - tipo "confort food". Bom, mas chega de falatório e vamos as receitas, postadas especialmente para a Fer.

Polenta de abóbora

4 folhas de sálvia
2 xícaras de caldo de galinha
2 xícaras de leite
2/3 de xícara de polenta
500 g de abóbora manteiga
1 pitada de canela
1 c c de pimenta malagueta
azeita q.b.
1/4 de xícara de parmesão ralado
sal e pimenta

Tempera as abóboras em fatias com azeite, sal, pimenta e canela. Leva para assar por mais ou menos 30 minutos. Deixe esfriar e a transforme num purê.
Numa frigideira pequena, refogue a sálvia no azeite por cerca de 1 minuto. Reserve.
Coloque o caldo e o leite numa panela e deixe levantar fervura, adicione a polenta devagarinho, mexendo com um fouet. Deixe cozinhar conforme as instruções da embalagens. Retire do fogo e incorpore o purê, o azeite aromatizado, o queijo e tempere com sal e pimenta. Sirva.

Pão Doce de polenta, tomilho e limão

170 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1/3 de xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de açucar
3/4 c.c de sal grosso
1 c. s. de raspa de limão
3 ovos grandes
2 c.s. de suco de limão
1 c.s. de tomilho fresco
1 xícara de farinha de milho fina
1 c.c. de fermento em pó1/2 xícara de pinhões tostados

Unte uma forma de pão com manteiga e polvilhe com farinha. Bata a farinha juntamente ao açucar até a misturar ficar cremosa e fofa. Adicione a raspa de limão, junte os ovos, um de cada vez, mexendo bem entre eles. Junte o suco de limão e o tomilho. Adicione a farinha, a farinha de milho, o fermento e o sal. Misture metade dos pinhões picados. Deite a massa na forma preparada. Polvilho com o restante dos pinhões inteiros. Asse por mais ou menos 50 minutos.


Polenta cremosa com mascarpone e tomilho

4 1/2 xícaras de leite
1 xícara de polenta
40 g de manteiga, em cubos
sal grosso q.b.
1/2 xícara de parmesão ralado
1 1/2 c.c. de tomilho fresco
pimenta do reino moída
2/3 de xícara de mascarpone

Coloque o leite numa panela em fogo médio e deixe levantar fervura. Deite a polenta devarinho, mexendo sempre. Siga as instruções do fabricante. Retire do fogo e junte a manteiga e o parmesão. Tempere com sal e pimenta. Divida as polentas em pequenos bowls, finaliza com mascarpone e tomilhos.

Todas estas receitas foram retiradas da RevistaBlue Cooking, n.8 setembro 2006

3 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lara, que bacana todas essas coincidencias culinarias, de polenta e alho&oleo! Adoro quando isso acontece, porque de uma certa maneira estamos conectadas, numa sintonia muito especial.

Vou copiar as receitas de polenta! Adorei! Mas olha so, o bolo de polenta com limao e tomilho eh da Revista d Martha Stewart, saiu publoicada em setembro e eu fiz:

http://www.chucrutecomsalsicha.com/archives/004151.html

Ficou otimo! :-)
Sera que essa revista ai citou a fonte ou so copiou? A receita eh identica, nome, ingredientes. Uia!

Beijaooo! :-)

Lara Leal disse...

Fer, quando li a receita ontem, na Revista Blue cooking, mde lembrei desta postada por você. Mas aqui, na minha revista, não cita a fonte. Chato, né? Beijos, Lara

Anônimo disse...

Lara, gosto da idéia de variar uma receita, no caso da polenta, são várias maneiras saborosas para incrementá-la e este pão doce parece uma delícia!