24 janeiro, 2007

LITCHI CHINESIS SONN



Pode-se dizer que foi amor à primeira vista, ou melhor, à primeira mordida. Desde que a conheci (uma pequenina fruta lindíssima, com um nome estranho, uma cor intensa e uma polpa realmente suculenta) caí de amores pela lichia. Originária da China, onde é considerada a rainha das frutas, a lichia além de ser riquíssima em vitamina C, é rica também em fósforo, ferro, potássio, cálcio e fibra. E, para o deleite de todos, é pobre em calorias. No Brasil, é também conhecida como “morango chinês”. O único porém é que só a temos por perto no final do ano, na época das festas. Mas acabei de descobrir que ela também é vendida em conserva – é óbvio que não é a mesma coisa, mas quebra um galho. Assim, podemos fazer alguns doces, ou drinks, que não nos deixem esquecer de vez seu sabor maravilhoso. Nesta minha pesquisa sobre a frutinha, descobri também que podemos encontrar sorvetes de lichia (Mil Frutas) e uma sorte de balas, vendidas em empórios orientais – no mesmo lugar que podemos encontrar as conservas. Mas aqui no Rio são poucas as lojinhas que vendem tais produtos – após muita procura, consegui ganhar de presente da minha mãe duas latas de lichia. Agora só resta prová-las e, tomara, aprová-las.

Seleção de receitas com lichias

Mousse de lichia

Ingredientes

• 1 lata de leite condensado
• 1 frasco de creme de leite fresco
• 1 lata de lichia em conserva (567 g)
• 1 envelope de gelatina em pó sem cor e sem sabor
• 5 colheres (sopa) de água

Modo de preparar

Ponha numa tigela o leite condensado e use a lata como medida para o creme de leite. Bata com a batedeira até formar um creme liso. Reserve. Bata no liquidificador a lichia com a calda e junte à mistura de creme de leite e leite condensado. Umedeça a gelatina na água e leve ao fogo em banho-maria para dissolver. Adicione a gelatina ao creme e mexa bastante até ficar homogêneo. Coloque em uma fôrma de silicone com 20 centímetros de diâmetro e leve à geladeira. Espere cerca de 3 horas, ou até ficar firme. Desenforme e sirva gelada.

Receita do Chef Helen Assunção

MOUSSE DE TANGERINA E LICHIA

Ingredientes

315 g depedaços de tangerina em conserva escorridos reservando o suco
440 g de lichia em lata escorrida, reservando ½ xícara de suco
3 colheres de chá de gelatina em pó
½ xícara de creme de leite fresco
½ xícara de creme azedo

Modo de Preparar

Coloque os sucos de tangerina e de lichia em uma tigela refratária ou em uma panela pequena com água fervente. Polvilhe a gelatina e cozinhe, mexendo freqüentemente, até a gelatina se dissolver. Retire do fogo e reserve até esfriar. Coloque as tangerinas e as lichias em um processador de alimentos ou liquidificador e processe até ficar liso. Transfira o purê de frutas para uma tigela, acrescente a mistura de gelatina, o creme de leite e o creme azedo e mexa até misturar bem. Com uma colher, coloque a mousse em taças e leve à geladeira até a hora de servir.

Fonte:
http://www.gastronomiabrasil.com

Caipirinha de lichia com saquê, do restaurante Arab, no Rio de Janeiro


Ingredientes:

» 6 lichias sem casca
» 1 colher de sopa de açúcar
» Gelo à vontade
» 1 dose de saquê

Preparo: Numa coqueteleira, coloque as 6 lichias sem casca e 1 colher de sopa de açúcar. Soque bem. Acrescente 3 pedras de gelo e 1 dose de saquê e bata bem. Coloque gelo num copo de caipirinha até a metade e despeje a bebida.
Rendimento: 1 drink

Sunomono de lichia
Por Tsuyoshi Murakami, do restaurante Kinoshita

Ingredientes:

12 unidades de lichia em calda
4 colheres (sopa) de shoyu suave
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de mirin (vinho de arroz)
1 colher (sopa) de nabo ralado
1 pimenta dedo-de-moça
2 pepinos japoneses
raspas de limão siciliano
cebolinha picada a gosto
sal
água mineral
10 pedras de gelo

Como fazer:
Esfregue os pepinos com o sal e corte-os em diagonal. Deixe por dez minutos e logo em seguida coloque numa vasilha com água e pedras de gelo. Para o molho, misture o shoyu, o vinagre de arroz, o mirin e reserve. À parte, misture o nabo ralado com a pimenta dedo-de-moça picadinha. Esprema os pepinos com a mão para tirar o excesso de água e coloque em quatro pratos fundos. Em cada prato, disponha três lichias ao lado e regue com o molho. Sobre as lichias, coloque um pouquinho de nabo com pimenta e decore com cebolinha e raspas de limão siciliano.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br

Robalo ao Molho de Lichia e Pimenta Rosa

Ingredientes:

1 kg. de filé de robalo
500 gramas lichia sem caroço
200 ml de vinho branco
50 gramas de manteiga
sal e pimenta a gosto
1 colher de cheiro verde picado
250 ml de caldo de peixe com legumes
salsinha picada a gosto
1 colher (sopa) cebola picada
1 colher (sopa) alho picado
pimenta rosa (para decorar)
suco de 1 limão
farinha de trigo (para empanar os filés)
azeite


Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal, pimenta e limão, passe na farinha de trigo e reserve.
Em uma frigideira, refogar no azeite, o alho e a cebola. Acrescentar a lichia, em seguida o vinho branco com o caldo de peixe com legumes. (deixar por 3 minutos no fogo). Acrescente a manteiga e o cheiro verde.

Fonte:
http://www.band.com.br/

LICHIAS AO CREME
Por Carla Pernambuco

Ingredientes

5 gemas
5 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ xícaras de leite evaporado
1 lata de lichia

Preparo
Em uma panela, bata as gemas com o açúcar e o leite. Cozinhe mexendo sempre até obter um creme. Remova do fogo e deixe esfriar. Coloque as lichias em um bowl e derrame o creme. Refrigere e sirva.


Lichias em geleia de chá Darjeeling e limão confitado na sua calda

Comprar uma lata de lichias e guardá-la no frigorífico.

Confitar em lume muito lento 4 rodelas finas de limão em 100 g de açúcar com igual quantidade água. A meio juntar-se-lhe o vidrado de ¼ de limão. Juntar um pouco de água quando a calda atingir ponto elevado, o da imagem, 106ºC aqui que são 108 à beira-mar (ponto de pérola). Deixar de novo subir a calda até este ponto, retirar as fatias de limão, coar a calda por um passador fino e reservar tudo no frigorífico.

Fazer um chá Darjeeling bastante forte, cinco colheres de chá bem cheias em 250 cc de água a ferver. Deixar o chá abrir durante cinco minutos. Coar das folhas. Completar os 250 cc de chá com água quente. Adoçar com 60 g de açúcar. Reservar.

Entretanto, puseram-se de molho em água fria 5 folhas de gelatina incolor (9 g) durante 4 minutos. Se necessário, aquece-se o chá no microondas, mas sem ferver (até aos 85ºC). Escorrem-se as folhas com as mãos e juntam-se ao chá, mexendo muito bem. Deixa-se arrefecer, até um pouco menos que morno

Põe-se ao chá gelatinado nas formas até um quarto da sua altura Vai ao frigorífico para que comece a prender .

Abre-se a lata de lichias, escorrem-se da calda, arrumam-se três por cada forma, na vertical, com a base para cima, (a gelatina já as segura, embora não esteja perfeitamente sólida), enche-se a forma com o chá gelatinado e volta ao frigorífico para solidificar.

Quando estiver sólido, mas não definitivamente duro (esqueci-me de medir a temperatura deste ponto de prisão da gelatina) , como as formas são maleáveis, separa-se dos lados, uma forma de cada vez, e volta-se sobre o prato de serviço, calcando, sem grandes preocupações, no fundo da forma, que agora está voltado para cima. Como fica agarrado chá gelatinado no fundo, as lichias ficam à mostra, o que é mais bonito.

Depois é só dispôr as fatias de limão, no meu caso duas meias fatias, espalhar a calda no prato e arranjar um enfeite, aqui uma bela flor de Outono e um rebento de hortelã.

Fonte:
http://aventalgourmet.blogspot.com

Surpresa de Lichias com Canela

INGREDIENTES
•1 lata de líchias em conserva
• 2 claras
• 100 g de açúcar
• 2 dl de natas
• 1 c. (de sobremesa) de canela em pó
PREPARAÇÃO
1- Escorra as líchias da água de conserva e triture-as. Reserve. Junte as claras ao açúcar; leve ao lume, em banho-maria, mexendo ocasionalmente, até o açúcar dissolver.
2- Retire do calor; bata energicamente até obter um merengue firme e brilhante. À parte, bata as natas; envolva-as no merengue. Misture a polpa de líchia e, por último, a canela. Distribua por taças e sirva bem fresco.
Fonte:
http://www.frutasdourosul.pt/

6 comentários:

. disse...

Lara

Tenho uns amigos aqui em Campinas que tem plantação de líchias.
No meu blog tenho umas fotos que vc poderá ver...
Também sou apaixonada por essa fruta e tenho duas mudas plantadas na nossa chácara...
Beijos...
Sonia Novaes

vanessa disse...

No Huto Restaurante eles tem uma sobremesa de lichia de tirar o chapéu!!!
E fazem também sunomono de lichia, fantástico!!!

Unknown disse...

Lara,

adorei seu blog e principalmente as receitas de lichia! Entretanto você cometeu uma gafe: a foto que está postada é da fruta Rambutam (Nephelium lappaceum) da mesma familia da Lichia, originária da China. Abraços Eduardo

Anônimo disse...

caro amigo ou amiga estou com um problema ,talvez possa me ajudar ,tenho um filho de cinco anos que esta doente com febre a oito dias ja fez varios esames e não da nada,só me pede esta fruta lichia ,voce tem ,e tenho como comprar de vc uma caixa ou como vc vende,aqui vai meu tel se voce poder me dar uma resposta ,pode me ligar a cobrar 011 77210413

Unknown disse...

sou nivaldo de Olinda pe,e gostaria de comprar uma muda de lichia para tela na minha chacara.meu endereço é Av.mexico n-2a Ap 13 rio doce.Olinda Pe,Fone 081-34310553,nivaldo-pessoa@hotmail.com

CLOVIS disse...

Experimente adicionar lichia em calda ao sorvete de coco natural...É insuperável.