25 janeiro, 2007

Verão?



Estamos tendo um verão nada tópico – janeiro já está se despedindo, ainda debaixo d’água. E então vamos aproveitando estas peripécias da natureza para variarmos um pouco nosso cardápio típico de verão – as saladas. Normalmente, aqui no Rio, janeiro é o mês por excelência das saladas e dos sucos de frutas – praticamente só conseguimos ingerir alimentos frios no verão escaldante de 40 graus. Quem diria postar uma receita de sopa nesta época do ano? Pois é, aí está a receita da sopa que fizemos ontem, na segunda aula do ano. Além de muito saborosa e de ser bastante simples de ser feita, ela se encaixa perfeitamente neste tempo maluco – afinal de contas, e apesar das águas rolarem, não podemos dizer que anda fazendo frio. Isto já seria demais.

Sopa de Cogumelos

Azeite
1 cebola média picada
2 alhos picados
2 c. s. salsa picadinha
200 gr de shitakes picados
200 gr de cogumelos de paris picados
200 gr de shimeji picados
1 colher de sobremesa de suco de limão
5 colheres de sopa de shoyu
3 copos de caldo de frango
cebolinhas picadas

Refoque a cebola, o alho e a salsinha no azeite. Junte os cogumelos e deixe refogar, até a água começar a secar. Junte o suco de limão e o shoyu. Acrescente então o caldo de frango e deixe cozinhar por mais uns cinco minutos. Desligue o fogo o junte as cebolinhas picadas. Pronto, é só!

Um comentário:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Eu estava pensando outro dia que agora so o que o meu corpo pede sao comidas robustas e quentes - sopas principalmente! Mas lembro de ter feito uma sopa no final do verao e de ter ficado num suadouro soh... :-) Aqui as estacoes ainda continuam definidas, pelo menos por enquanto. :-) beijos!