09 janeiro, 2007

A primeira aula do ano

Ontem tivemos a primeira aula do ano. Mas acreditem – esquecemos de tirar fotos dos pratos feitos. Optamos por fazer uma receita de lasanha do Troisgros, com algumas adaptações, e para a sobremesa um pudim de limão, do site de receitas Joy of Baking. Para ser sincera, lasanha não é minha massa preferida, mas concordo que esta receita é bem saborosa e , pasmem, leve. Quanto ao limão, temos uma relação amorosa intensa – gosto tanto de tudo que leva limão que quando era pequena só comia arroz regado com seu caldo. E esta sobremesa achei deliciosa.

Lasanha do Claude

Recheio 1

500 gr de carne moída
100 gr de bacon
1 cebola grande picada
2 alhos picados
200 gr de cogumelos de paris picados
2 latas de tomates pelados
sal e pimenta

Refogue o bacon na sua própria gordura, acrescente as cebolas, os alhos, os cogumelos e, finalmente a carne. Tempere com o sal e a pimenta e deixe refogar até todo o caldo da panela evaporar. Acrescente os tomates batidos, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 40 minutos. Reserve.

Recheio 2

300 gr de ricota
1 ovo
100 gr de creme de leite
salsinha picada
sal e pimenta

Misture tudo muito bem até conseguir uma textura de pasta. Reserve

Folhas de lasanhas pré-cozidas
muzzarela ralada
parmesão ralado

Montagem:

Num pirex de vidro que vá ao forno faça uma primeira camada bem fininha do molho de carne. Junte folhas de massa, faça uma camada com o creme de ricota, salpique de muzzarela e parmesão, carne de novo, massa de novo - e assim por diante até finalizar com o molho de carne. Salpique com parmesão, cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 20 minutos. Tire o papel alumínio e deixe gratinar. É só servir.

Pudim de Limão

Ingredientes:

1 xícara de açucar cristal

3 c s (40 gr) manteiga, em temperatura ambiente

3 ovos, claras e gemas separadas

1 c c essência de baunilha

1 c s raspa de limão

1/3 xícara (50 gr) farinha de trigo

1/3 x (80 ml) suco de limão

1 x (240 ml) leite integral

Unte seis ramequins com manteiga.
Separe duas colheres de sopa do açucar para as claras em neve. Bata o açúcar com a manteiga, adicione três gemas, uma de cada vez. Junte a baunilha e a raspa de limão. Adicione a farinha e bata até misturar bem. Gradualmente, acrescente o suco e o leite. Deixe de lado enquanto bate as claras em neve.
Bata as claras em neve e adicione, gradualmente, as 2 colheres de açúcar. Junte as duas misturas. Delicadamente preencha os ramequins quase até a borda. Leve ao forno, em banho maria.
Asse por 45 minutos ou até dourar (pode-se fazer o teste do palito). Remova os ramequins da água quente e deixe esfriar em temperatura ambiente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva com chantilly ou creme fresco batido.
Pode fazer em uma única forma, com capacidade de 4 xícaras ou 960 ml. Mas é melhor individualmente.

Esta é a imagem do site Joy of baking


Um comentário:

Valentina disse...

Esta receita de pudim de limão está bem interessante!