04 janeiro, 2007

Metas de Ano Novo


Ontem dei uma passada numa lojinha natureba que tem aqui perto de casa. Como sempre, faz parte das mil e uma intenções de ano novo investir numa alimentação mais saudável. Não que esta não seja uma preocupação recorrente, mas às vezes me esqueço da importância dos grãos integrais, das fibras, etc... Desde que me entendo por gente, a alimentação saudável é uma meta, mas os desvios provocados por presuntos crus, salames e outras iguarias na culinária italiana, sempre ocorrem – e em alguns momentos acabam prevalecendo. Mas a minha preocupação real não é comigo, mas com as crianças, que estão numa faze importante da educação culinária deles. E acho que nem posso reclamar, ambos são super saudáveis – amam beterrabas, cenouras, frutas – mas ainda torcem um pouquinho o nariz quando se deparam com arroz integral no prato. Tenho desenvolvido, então, uma sorte de pratos com grãos integrais não muito identificáveis – é uma espécie de treino do paladar. Nesta semana já foram três pratos Empadão de cebolas com milho, farofa de farelo de trigo e canja de galinha com arroz integral – todos devidamente devorados.

Empadão de cebolas e milho

Para a massa:

1 xícara de farinha de trigo branca
½ xícara de farelo de trigo
1 tubo de claybon (100 gr)
1 pitada de sal

Para o recheio:

2 ou 3 cebolas em rodelas
azeite
1 lata de milho
caldo de legumes
água
1 pouco de maisena para dar o ponto
1 ovo para pincelar a massa

Misturas todos os ingredientes da massa. Forrar um pirex com 2/3 da massa e reservar o restante para a tampa do empadão. Refogar as cebolas no azeite, acrescentar os grãos de milho e adicionar mais ou menos ½ xícara de caldo de legumes. Deixar ferver por uns cinco minutinhos. Adicionar então, um pouquinho de maisena apenas para engrossar o recheio. Esperar esfriar a colocar na forma. Tampar o empadão com o restante da massa. Pincelar com 1 ovo e levar para assar no forno.
Quando faço este prato não sobre nadinha para contar história – as crianças o devoram apesar de a massa ter o aspecto, a consistência e o gosto de massa integral – só que mais leve.

Farofa de farelo de trigo

100g de farelo de trigo
1 cebola grande em cubos pequenos
1 colher de sopa de azeite
sal.

Refogar as cebolas no azeite. Acrescentar o farelo de trigo e o sal. Deixar na panela por 5 minutos mexendo sempre. Servir quente. Se quiser coloque passas ou banans em rodelas.


Canja de Galinha

Temperar 1 peito de frango grande com sal, pimenta e limão. Refogar cebolas e cenouras raladas no azeite e depositar o frango para que pegue uma cor. Cobrir tudo com caldo de galinha e acrescentar 1 xícara de arroz integral. Quando tudo estiver devidamente cozido, retirar o frango desfiá-lo e devolvê-lo à panela juntamente com bastante cheiro verde picado. Servir com 1 fio de azeite.

É claro que nesta minha empreitada conto com alguns manuais, tipo todos os livros da Sônia Hirsch (de quem já falei aqui) e também com a minha coleção de panfletos explicativos dos valores nutritivos dos produtos que compro – engraçado, todos eles trazem uma receita. Ontem consegui mais um – relativos aos benefícios da Quinua – o cereal do século XXI. Ainda não fiz nada com ela, embora já tenha lido algumas receitas que me pareceram bacanas – ver Mixirica – por isso, vou postar uma que me pareceu ótima e que acho que fará sucesso em casa.

Panqueca de Quinua Real Doce

1 cx de 350 gr de farinha de quinua real
1 litro de leite
2 ovos
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sobremesa de raspas de limão.

Misturar todos os ingredientes e assar na panquequeira. Recheie comgeléia da sua preferência (que aqui em casa chama-se mel)

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei essas receitinhas naturais! tbm sou fanzoca da Sonia Hirsch e nunca falei dela... beijao!