03 janeiro, 2007

A História dos Utensílios de Cozinha II



Um dos utensílios que mais gosto na cozinha é a colher de pau. Gosto tanto que tenho muitas, de vários modelos e tamanhos, e cada uma delas tem sua própria história. A que mais uso, coitada, está já num estado lastimável, mas não posso nem pensar em me desfazer dela. Esta eu herdei da minha avó paterna e sempre é a minha primeira opção de colher. Eu a uso para fazer salgados. Depois tenho aquelas reservadas para doces, tem também a do feijão e por aí vai. Me lembro de uma vez que meu marido viajou para um seminário e seus amigos ficaram chocados com o presente que me trouxe – uma simples colher de pau – e eu amei, é claro. Ao longo destes anos tenho aumentado meu estoque de utensílios de madeira – além das colheres, tenho garfos, pegadores de maçarão, pinças, etc.
Mas ainda tenho o sonho de ter uma espécie de fuet de madeira, muito usado na culinária japonesa. E também confesso que estou precisando fazer uma limpa nas minhas colheres, pois estão todas meio lascadas.

Tentei fazer uma pesquisa sobre a origem da colher de pau, mas não obtive muito sucesso. Apenas confirmei que por ser um utensílio extremamente fácil e barato de ser confeccionado, cada povo desenvolveu um modelo dela, que em última estância, simboliza a relação do artesão popular com as artes do cotidiano.
Em muitos países, além das colheres serem utilizadas para uso doméstico, são também consideradas objetos de arte, servindo de suporte para pinturas, como é o caso das famosas colheres da Rússia.

3 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lara, eu tbm amo as minhas colheres, tenho umas de pau brasil, a maioria ja bem chumbada, mas sao as melhores! :-) beijos,

Anônimo disse...

Lara, eu tenho colheres de todos os jeitos, até de bambu, e gosto demais de utensílios inúteis, ultimamente aderi às espátulas de silicone, que são bem higiênicas e bonitinhas, mas o charme das colheres de pau é demais né. Bjs e Feliz Ano Novo!

Unknown disse...

Lara, sou estudante de nutrição, estou concluindo o curso e estou fazendo um projeto com o tema " colher de pau", gostaria de saber se vc tem alguma coisa que possa me enviar para estudar o assunto. Tenho procurado a história do surgimento dela, e não tenho encontrado muita coisa. Se você puder me ajudar, ficaria grata. Email: dmilam@globo.com


Danielle Milam