11 janeiro, 2007

Férias


Finalmente vou tirar 10 dias de férias. Vou curtir uma praia maravilhosa e cozinhar bastante. Duas vezes por ano vou à minha casa de praia, que fica na Região dos Lagos, descansar do dia-a-dia da cidade, tomar muito banho de mar e me didicar full time às crianças. Reservo milhares de receitas para testar e nesta temporada, em especial, estou levando uma novidade - uma mini-churrasqueira - onde pretendo assar muitos espetinhos de lulas e camarões. Além das receitas inéditas que estou levando e da churrasqueira, estou levando dois livros novos - Carême, cozinheiro dos Reis e Fome de Paris. Memórias de um Gourmet Apaixonado. Infelizmente não terei acesso fácil ao computador e provavelmente não pderei postar receitas nestes próximos dias. Mas prometo encher o blog de receitas novas quando voltar. De qualquer forma, vou deixar algumas receitas consideradas "clássicos de férias" aqui em casa:
Pavê de Pêssegos
1 lata de pêssegos em calda
1 pacote de biscoito champagne
1 lata de creme de leite
1 pote de cream cheese ou requeijão
açúcar quanto baste e limão
Embeba os biscoitos na águas dos pêssegos. Reserve. No liquidificador bata os pêssegos com a lata de creme de leite, reservando umas duas colheres do creme que deverão ser batidos com o cream cheese, um pouco de açúcar e gotas do suco de limão. Num pirex, faça uma camada de biscoitos, uma do creme de pêssegos, uma do creme de queijo e assim por diante. Na última camada, após depositar os dois cremes, com o auxílio de um garfo, faça um efeito marmorizado. É só levar para gelar e devorar.
Esta receita foi tirada de um livro para crianças só de receitas que não precisam de fogão. Por isso tornou-se a sobremesa preferida das crianças, que adoram mergulhar os biscoitos no líquido e usar o liquidificador.
Molho Tonnato
Bata no liquidificador 1 lata de atum, 8 anchovas sem pele (opcional) , 1/4 xícara de limão, 2 c s de conhaque e 1 c s de alcaparras. Vá acrescentando, aos poucos, e com o liquidificador ligado, 3/4 xícara de azeite.
Originalmente este molho acompanha vitela - é um clássico da cozinha italiana. Mas aqui em casa ele vira molho de macarrão. De preferência ao fusili e salpique de coentro fresco picado.
Risoto Fácil de Espinafre
Azeite
2 cebolas picadas
2 xícaras de molho de tomate
2 xícaras de espinafre cozido e espremido
1 xícara de arroz
1 1/2 xícara de caldo de vegetais
pimenta
Junte tudo num bowl que possa ir ao forno, tampe e leve ao forno até secar. Após estar pronto e cozido, acrescente azeitonas pretas picadas e queijo feta esmigalhado.
Como toda amante de risotos "verdadeiros" não dei a mínima para esta receita quando a li. Mas não sei porque, resolvi testá-la, e o resultado me surpreendeu tanto que volta e meia eu faça este prato, que além de delicioso, rende que é uma maravilha.
Boa semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lara, boas férias e aproveite bastante este descanso. bjs