07 janeiro, 2007

Finalmente

Demorou mas finalmente consegui finalizar minha última pendência do ano - Ah! se todas as pendências fossem assim tão doces e gostosas. Estou me referindo ao meu lindíssimo presente do amigo secreto do blog Mixirica. A minha amiga - a Bia do L'amour dans l'assiette - todos já conhecem, mas agora lhes dou a honra de conhecer sua receita.

Mini-tortinhas de banana, caramelo e chocolate (Receita da Bia)

massa:

250 gr de farinha de trigo
95 gr de açucar de confeiteiro
30 gr de castanha do caju moída (ou amêndoas)
150 gr de manteiga gelada
1 pitada de sal
1 ovo

Coloque num robot todos os ingredientes menos o ovo e bata 10 segundos. Adicione o ovo e bata mais 20 segundos. Com as mãos, faça uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos. Depois deste tempo, abra a massa sobre papel manteiga (é mais fácil e mais limpo assim) espete com um garfo. Forrar as forminhas. Se a massa estiver muito mole coloque na geladeira para firmar antes de forrar as formas. Reserve na geladeira.
levar ao forno pré aquecido à 180 graus por 15 minutos. Pincelar o interior das tortinhas com uma gema batida e levar a assar mais 15 minutos ou até que estejam douradas.
Deixe esfriar antes de rechear.

Recheio: Como é difícil de se ter um termômetro para controlar o cozimento do recheio de caramelo, o recheio pode ser substituído por uma lata de leite condensado cozido em ponto de corte misturado com 4 colheres de sopa de creme de leite para diminuir o doce. Mesmo assim coloco a receita porque acho uma delícia este creme caramelo, se você tiver oportunidade de testar um dia...

50 ml de leite
40 gr de açucar
2 gemas
140 gr de manteiga amolecida
1 pitada de baunilha em pó

100 gr de açucar
80 ml de creme de leite fresco
30 gr de manteiga
1 pitada de sal

Ferver o leite com 20 gr do açucar e a baunilha.
Misturar as gemas com os outros 20 gr do açucar. Juntar o leite e cozinhar até a temperatura de 82 graus.
Esfriar e juntar a manteiga amolecida. Deixar esfriar completamente.
Fazer um caramelo com o restante do açucar.
Em outra panela ferver o creme de leite fresco.
Quando o caramelo estiver pronto juntar o creme, a manteiga e o sal. Esfriar.
Misturar o creme de baunilha com o caramelo.
Rechear as tortinhas. Colocar uma ou duas rodelas de banana em cada uma.
Levar à geladeira.

Ganache:

200 gr de chocolate amargo
125 gr de creme de leite fresco

Levar ao fogo o creme, quando começar a ferver, desligar o fogo e adicionar o chocolate bem picada, misturar bem com um batedor. Deixar esfriar um pouco antes de cobrir a torta.

Conservar as tortinhas na geladeira.




Bia, aqui em casa as tortinhas fizeram o maior sucesso - meus pequenos glutõeszinhos devoraram todas em segundos. Muito obrigada!!

P.S - Tirei também algumas fotos da forma que ganhei, que é simplesmente linda - mas não sei o que está acontecendo que não estou conseguindo postá-las aqui. Depois eu tento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lara, so estou vendo agora, estou em Angra. Que bom que gostou da receita ! Aqui em casa todos adoram ! E vc fez com o doce de leite ou tentou fazer o caramelo ?
bjs

Lara Leal disse...

Bia, confesso que fiz com doce de leite, mas qualquer dia tento com o caramelo e aí te digo. Beijos, Lara