04 novembro, 2006

Lancheira

Passo a maioria dos dias da semana na Universidade. E, por isso, acabo almoçando por lá mesmo. Temos um bom restaurante a disposição, mas como é praticamente o único, está sempre cheio. Além do que eu efetivamente não gosto de comida a quilo, acabamos por misturar alhos com bugalhos, por mais criteriosos que sejamos, é que às vezes a tentação não deixa escapatória. Por tudo isto, vivo pensando em levar minha comida de casa. Sei que não é algo simples, mas tenho estudado um pouco o assunto – são dicas de Fer, idéias do Vegan Lunch Box e também da revista portuguesa blue cooking, que tem uma coluna fixa chamada lancheira. É estudando que agente aprende. Por exemplo, nunca havia me passado pela cabeça que podia levar sopa para o trabalho, é só acomodá-la numa garrafinha térmica. Outra dificuldade que enfrentamos é a escolha do material (lancheira, garrafa, potinhos), pois aqui no Rio de Janeiro a escassez deste tipo de utensílios é enorme. O que tenho feito é ficar paquerando as várias opções disponíveis on line – até que tenha coragem de comprá-las.

As três receitas que postarei são da revista blue cooking:

Salada de Rúcula, maça crocante, queijo de cabra e nozes

Rúcula q.b.
20 g de nozes
20 g de queijo de cabra
1 maça pink lady
sumo de limão q.b (opcional)

Vinagrete

2 c. s. de azeite
1 c.s. vinagre balsâmico
pimenta q.b. / sal q.b

Num recipiente com duas divisões, coloque na maior a rúcula, com as nozes partidas, o queijo esfarelado e a maça cortada em fatias finas. Se desejar pode deitar umas gotas de limão de forma a que a maça não oxide.
À parte junte o vinagre balsâmico, tempere com sal e pimenta, mexa e só depois adicione o azeite. Deite esta mistura na menor divisão.
Para enriquecer seu almoço, pode levar grissinos ou torradas.

Sanduíche Italiano

1 pão de semente
1 mozzarela
1 fatia de presunto cru
2 colheres de pasta de azeitona preta
3 folhas de manjericão

Abra o pão, coloque a fatia de presunto, disponha por cima a mozzarela cortada em fatias e barre-as com a pasta de azeitonas. Por fim coloque as folhas de manjericão.
2. Embrulhe o sanduíche em papel vegetal e ate com cordel. Está pronto para levar.


Taboulé com queijo feta, bacon e coentros

1 copo de cuzcuz
100 g de bacon
50 g de cebola picada
50 g de queijo feta
Coentros q. b.
Azeite q.b / vinagre q.b / sal q.b / pimenta q. b.

Leve a ferver um copo de água com um fio de azeite. Enquanto a água ferve, ponha o cuscuz numa taça funda. Deite a água quente por cima e mexa com a ajuda de um garfo. Tape e deixe repousar durante cinco minutos. Por fim mexa novamente com o garfo e deixe arrefecer. Pode pôr no frigorífico para acelerar o processo.
Numa frigideira frite o bacon. Entretanto pique os coentros e parta o queijo feta aos cubos.
Retire o bacon e remova o excesso de gordura com a ajuda de papel absorvente.
Num recipiente misture todos os ingredientes, tempere a gosto com sal, pimenta, vinagre e azeite.
Esta salada pode ser feita de véspera facilitando ainda mais a sua vida.
E estes são alguns sonhos de consumo:

Um comentário:

Fer Guimaraes Rosa disse...

eu tenho uma lancheira! so que a minha eh feia, de um tipo de plastico termico muito comum aqui para lancheiras das criancas... eu levo snacks pra comer pela manha, pois nao faco um bom desjejum. acho otimo voce levar comida, eu acho comida de rua muito ruim. adorei esse tabule, vou ter que testar. :-) beijos,