05 novembro, 2006

Acho um pouco sem graça postar as receitas sem as imagens do resultado. Mas, acreditem... eu não tenho uma máquina digital. Por isso as únicas imagens que aparecem no blog são das aulas, pois minha aplicadíssima aluna faz isto por mim. Daí que sem as imagens acabo me perdendo um pouco na rede procurando algo que possa ilustrar o blog. Estou entrando novamente numa fase natureba – isto significa gastar muito tempo lendo e relendo meus livros de culinária vegetariana e, claro, os livros de Sônia Hirsch. Desta minha primeira incursão ao vegetarianismo, resultaram um Risoto primavera (ontem no jantar), uma receita do delicioso blog Fatfree Vegan de arroz com lentilhas e especiarias (que eu adaptei um pouquinho) e um simplérrimo gratinado de abóbora.
Vão as receitas e algumas imagens imaginárias.

Risoto Primavera

2 xícaras de arroz arbório
1 cebola picada
4 colheres de sopa de manteiga
1 cenoura enorme, pelada e em cubinhos
1 abobrinha enorme, em cubinhos
1 xícara de vinho branco seco
caldo de legumes o quanto baste
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
sal, pimenta e alecrim


Refogar a cebola em duas colheres de manteiga até que elas murchem. Acrescentar o arroz e envolvê-lo totalmente no preparado. Adicionar os cubos de legumes. Salgar e apimentar à gosto. Regar com o vinho branco e mexer até que ele evapore completamente. A partir deste passo, despeje o caldo de legumes aos poucos e, a medida que for secando, acrescentando mais caldo, até que p arroz fique ao dente. Neste momento, desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga, o queijo e o alecrim. Após mexer bem, fechar a panela e deixar descansar por uns 4 minutinhos.



Se depender de mim, aqui em casa uso sempre os produtos De Cecco. Realmente acho que eles fazem a diferença.









Arroz com lentilhas e especiarias

1 ½ xícara de arroz integral cateto lavado e escorrido
¾ xícara de lentilhas
2 paus de canela partidos ao meio
6 cravos
pimenta do reino moída na hora
coentro em grãos moídos artesanalmente com sal
4 xícaras de água

Levar tudo ao fogo e deixar ferver em fogo alto. Quando ferver, abaixar o fogo, tampar a panela e esperar a água secar.
Para acompanhar o arroz, fiz uma cebolas agridoces assadas. Apenas misturei sementes de mostarda, mel, vinagre de vinho tinto e azeite. Com isto, reguei cebolas cortadas em pétalas e as levei para assar.


Uma homenagem às especiarias !!!!!!!!!!!!!!!!

Gratinado de abóbora


Ralar 400 gr de abóboras e misturá-las com 1 xícara de creme de leite. Depositar esta mistura numa travessa que vá ao forno e cobrir com uma mistura feita de pão amanhecido ralado, queijo ralado e noz-moscada moída na hora. Apenas isto.

2 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lara, sou fanzoca da Sonia, alimentei meu filho baseada nos livros dela - e isso ja sao vinte anos! voce esta testando o vegetarianismo ou eh vegetariana. Essas receitas estao otimas! beijos,

Lara Leal disse...

Fer,

na verdade eu só estou testando o vegetarianismo (aliás, adorei este termo), mas não consigo me imaginar sem meus presuntos crus, meus camarões, meus bacons para temperos, etc... Assim, vou fingindo ser vegetariana.Beijos