19 novembro, 2006

Aula


Esta semana tivemos uma aula simples e corrida, mas o resultado surpreendeu. As receitas são da chef Carla Pernambuco, que eu particularmente, acho bastante interessante. Além de generosa nas explicações, ela mantém a essência de uma boa comida caseira feita em casa. Como ainda não tenho as fotos da aula, vou postar somente as receitas. E assim que as conseguir, posto novamente.

Menu

Tagliatta de filé com tomatinhos assados
Frigideira de cogumelos com requeijão

Para a Tagliatta

1 kg de filé mignon limpo
sal
pimenta-do-reino
azeite

Corte o filé ao meio, no sentido horizontal, formando duas tiras compridas. Tempere com sal, pimenta e azeite. Aqueça bem uma frigideira antiaderente e grelhe a carne até o ponto mal-passado. Reserve, coberto com papel alumínio. Quando for servir, fatie os pedaços de filé com 0,5 cm de espessura.

Para os tomatinhos

3 xícaras de tomatinhos cereja, cortados ao meio
azeite
2 c de sopa de açúcar
1 ½ c de chá de sal
1 c de sopa de tomilhos frescos
pimenta

Misture os tomatinhos com os temperos muito bem. Espalhe em uma assadeira e leve ao forno até que eles comecem a murchar.

Para a frigideira de cogumelos

1 bandeja de cogumelo shitake
1 bandeja de pleurotus ou shimeji
2 c s de manteiga
1 c de sopa de shouyo
1/3 de xícara de creme de leite fresco
1 copo de requeijão
2 c de sopa de parmesão ralado
sal
pimenta

Retire os talos do shitake e fatie finamente. Corte a base do shimeji e solte os cogumelos do talo. Aqueça metade da manteiga em uma frigideira, junte o shitake em fogo alto e grelhe até secar o líquido. Reserve a faça da mesma forma com o outro cogumelo. Junte ambos em uma panela, acrescente o creme, o shouyo e o requeijão, acerte o sal e a pimenta. Finaliza com o parmesão. Não deixe reduzir demais, deve ficar cremoso.

Este prato a Carla fez para ser servido como aperitivo, com pão sueco. Realmente ele é, apesar de saboroso, um pouco enjoativo. Só que a combinação dele com o tomatinho ficou ótima. Só não dá para exagerar.


Todas estas receitas eu tirei do último livro da Carla Pernambuco, o Balaio de Sabores, editado pela Editora Nacional.

Nenhum comentário: