19 novembro, 2006

Manias

Todo mundo tem uma mania - eu tenha várias. Mas talvez uma se sobressaia - imaginar menus. Adoro não apenas imaginá-los, mas lê-los, ouvir descrições de cardápios, falar sobre o assunto. Toda vez que tenho insônia, por exemplo, fico horas pensando em o que serviria se fosse oferecer um jantar, etc. Adoro quando leio no jornal ou em revistas as descrições dos novos pratos dos restaurantes x e y. É claro que sei que provavelmente não provarei nem a metade deles mas ... alguns estão ao meu alcance. É o caso no novo sushi negro, criado pela chef do Zuka. Veja se a descrição não é apetitosa?

"SUSHI NEGRO. Ludmila Soeiro, chef do Zuka, criou para o Sushi Leblon uma dupla de sushis de arroz negro com salmão, toque de gengibre marinado, cebolinhas e pimenta japonesa. Um deleite".

Como estava mesmo precisando de uma desculpa para voltar ao Sushi Leblon (que é realmente uma delícia), devo dar uma passadinha lá esta semana. Depois conto o que achei.

E por falar em sushi, acabo de ficar sabendo que um dos lançamentos de natal da editora Publifolha é um livro dedicado a essas delícias. Já está na minha lista de presentes.



Este livro relata a história do maior ícone gastronômico do Japão. Sushi: Sabor Milenar conta de maneira bem-humorada e apaixonada os tipos e variantes desta delícia gastronômica, a etiqueta peculiar do restaurante japonês, os nomes dos peixes e o rito da degustação. O autor, Sérgio Neville Holzmann, especialista no assunto, preparou um verdadeiro manual para os adoradores do sushi. O livro conta ainda com prefácio do renomado chef Alex Atala. O resultado é um completo guia para adoradores da iguaria, indicado tanto para "sushimaníacos" como para quem está se iniciando nas delícias deste universo. O leitor poderá provar do texto, saborear as fotos e saciar sua fome de informação. A refeição está servida!

Nenhum comentário: