22 fevereiro, 2010

Desafio!


Não é de hoje que eu flerto com a culinária vegetariana. Ocorre que de um tempo para cá, resolvi embatucar com a chamada culinária vegan, ou seja, com uma alimentação sem a ingestão de nenhum tipo de proteína do mundo animal. Mas confesso que isto me assusta um pouco - como sobreviver sem comer queijos? Como viver sem comer meus deliciosos bolos, que levam, é claro, ovos? E por aí vai – a lista de restrições é bastante extensa. Há alguns dias, no entanto, li uma entrevista (não me lembro aonde) com uma especialista vegan que propunha uma experiência relativamente simples – a adoção desta dieta por 30 dias. Segundo ela, 86% das pessoas que topam o desafio, resolvem manter a dieta, pois percebem, no próprio corpo, os seus benefícios. Pele mais bonita, cabelos e unhas mais fortes, intestino bem mais saudável, e uma disposição quase adolescente. Confesso que me animei com estas perspectivas! Daí que resolvi enfrentar o desafio. E a partir de hoje (e pelos próximos 30 dias) farei uma espécie de diário alimentar, tentando com isto entender tanto os resultados desta alimentação no meu corpo como a viabilidade da adoção desta alimentação em um país muito pouco atento a estas importantes questões nutricionais e ambientais e que, por esta razão, não oferece muitas opções aos comensais.

O bom disto tudo é que conto com uma série de blogs e sites bem bacanas sobre o assunto, todos recheados de receitas deliciosas. Estes são os meus preferidos:







Dia 0, 21/02/2010


café da manhã: pão de três cereais (uma delícia do Talho Capixaba, com passas e nozes) + geléia St. Dalfour de laranja com gengibre. 1 copo de chá de amora gelado.


almoço: feijão vermelho com cravo + arroz integral (cateto) + cogumelos refogados com cebola roxa, molho de soja e bastante salsinha.


jantar: primeiro desafio: cheguei em casa tarde e cansada, depois de um domingo ensolarado, as crianças querendo lanchar a tradicional pizza. O que fazer? Desistir no primeiro obstáculo? Não, fiz a pizza das crianças e comi club social integral com pasta de soja, cenoura ralada e cebolinha.


Dia 1, 22/02/2010


café da manhã: suco de laranja + couve + linhaça.


almoço: arroz integral (cateto) + feijão preto + rodelas de cenoura cozidas.


jantar: sanduíche de pão de Levain Integral + abobrinhas grelhadas + tapenade de azeitonas verdes.


Para a Tapenade:


1 xícara de azeitonas verdes descaroçadas

2 colheres de sopa de alcaparras

1 colher de sopa de suco de limão

raspas de 1 limão

pimenta branca moída

azeite


Bata tudo, use e abuse.

Um comentário:

オテモヤン disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.