01 fevereiro, 2010

Rio 40 graus


Pensando (ou tentando pensar, porque com este calor escaldante é quase impossível juntar lé com cré) no que fazer para comer neste calor além das saladas já citadas, me lembrei de uma série de sopas frias feitas pela Fer do delicioso Chucrute com Salsicha. Confesso que sou quase virgem neste assunto, pois a única sopa fria que já tomei foi o tradicional gazpacho e isto já deve ter uns sei lá quantos anos. Mas tão logo me convenci de que este seria o prato do dia, me animei bastante, porque me lembrei de uma receita dos Green Chefs que eu tinha guardado no computador. E o melhor de tudo é que é uma receita raw, culinária que venho experimentando já há algum tempo.


Esta receita é do chef Omid e se chama Almond Fennel Soup.


1 xícara de amêndoas sem a pele
2 xícaras de água
1 pedaço de aipo
½ xícara de erva doce fresca picada
1 alho
1 colher de sopa de gengibre
4 folhas de manjericão


Deixe as amêndoas de molho por 4 horas. Após escorrê-las, bata todos os ingredientes no liquidificador até ficarem bem cremosos. Refrigere por 30 minutos.
Serve 2 pessoas.

Aproveito para indicar uma sobremesa, também super fácil de fazer.

Sorvete de Menta (Russel James)


2 xícaras de castanhas cruas
½ x de óleo de coco
¼ x de agave (mel ou maple)
1 fava de baunilha
1 x de leite de amêndoas
1 c de sopa de suco de limão
½ xícara de hortelã fresca

Remova as sementes da fava de baunilha e liquidifique todos os ingredients juntos. Deposite em pequenas forminhas e leve ao freezer.

Para fazer o leite de amêndoas:

Deixe 1 xícara de amêndoas de molho por algumas horas. Depois de escorrê-las, bata no liquidificador com 2 xícaras de água. Passe pelo coador de pano. Pronto!

Nenhum comentário: