24 fevereiro, 2007

O maravilhoso mundo do chá

Desde que me entendo por gente tenho uma paixão declarada por chás. Me lembro de que quando tinha uns 8 anos de idade ganhei um lindo bule de ágata laranja que me lembrava Alice no País das Maravilhas. Perdi a conta de quantas vezes me passei por ela, levando meu lindo bule com água escaldante para meu quarto e lá passando horas e horas fazendo origami, lendo ou simplesmente desenhando. Acho que foi a partir de então que me tornei uma colecionadora – não intencional – de bules, xícaras e apetrechos de chás. Como todos sabiam desta minha paixão, enchiam-me de mimos a ela relacionada. E nesta aventura já provei chás deliciosos e inesquecíveis. Recentemente estive em Buenos Aires, onde tive a oportunidade de visitar uma loja de chás única – a Tealosophy, de Inês Berton, uma das maiores especialistas em chá do mundo. Vale a pena visitar seu site e ter uma pequena idéia do que é este lugar. Sou fã de inúmeros chás – importados, nacionais, medicinais, de ervas frescas ou sementes. E ultimamente tenho procurado utilizar mais chás em minhas receitas. Eis algumas tentativas:

Granita de Menta

750 ml de água
5 saquinhos de chá de menta
1 punhado de hortelã fresca
110 g de açúcar granulado
3 colheres de sopa de suco de limão

Ferva a água e adicione os saquinhos de chá, as hortelãs frescas e o açúcar. Deixe em infusão por 15 a 20 minutos. Adicione o suco de limão e deixe esfriar. Coe e despeje o líquido num tabuleiro. Leve ao freezer por mais ou menos 30 minutos. Raspe a superfície congelada com um garfo.


Bolo de Chá com Mel e Ameixas

1/2 xícara (chá) de chá preto forte
4 ovos (as claras em neve)
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de mel
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de canela em Pó
2 xícaras (chá) de trigo
1/2 xícara (chá) de ameixa preta picada e enfarinhada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Num bowl misture todos os ingredientes e, por último, acrescente as claras em neve. Leve ao forno por quarenta minutos na temperatura 280ºC.

Ambas as receitas foram encontradas na Internet.





3 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lara, tbm sou da turma do cha. Compro todos os que vejo pela frente - adoro! Isso talvez aconteca porque eu nao curto muito cafe, sera? Os bules tbm me encantam... :-) beijos,

Anônimo disse...

Boa matéria, muito útil. Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais o Link é:

www.chamedicinal.com.br

Anônimo disse...

Boa matéria, muito útil. Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais o Link é:

www.chamedicinal.com.br