15 fevereiro, 2007

A Susan do Fatfree Vegan – um blog que adoro – promoveu um evento ligado ao Valentine Days de receitas vegans de baixa caloria. Adoraria ter participado mas, como sabem, não tenho uma máquina digital e sempre acabo me enrolando e não conseguindo organizar tudo dentro do prazo previsto. De qualquer forma as receitas foram todas postadas e me encantei com uma receita de ravióli de semolina – uma massa bem mais simples de fazer do que a que estou acostumada (a massa tradicional que leva 1 ovo para cada 100 g de farinha de trigo). Resolvi testá-la hoje e foi super aprovada. Eis a minha receita:

Raviolonis de abóbora com molho de tomate

Para a massa:

1 xícara de farinha de semolina
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de azeite
½ xícara de água

Misture tudo e deixe descansar coberta com uma toalha por 30 minutos. Abra a massa com um rolo e vá acrescentando semolina para ajudar na tarefa. Recheie. Leve para cozinhar em água fervente e salgada. Quando os raviolonis subirem à tona estão prontos.

Para o recheio:

Abóboras cozidas e amassadas
Sal
Noz moscada ralada
Parmesão ralado

É só misturar tudo e empregar.

Para o molho:

3 colheres de sopa de azeite
2 alhos picados
2 latas de tomates sem pele
sal, pimenta do reino e 1 pitada de açúcar

Basta refogar o alho no azeite e acrescentar os tomates inteiros. Tempere e vá, na medida que forem cozinhando, esmagando os tomates. É um molho mais denso que o normal.

Esta é a semolina que eu gosto de usar.

Nenhum comentário: