15 fevereiro, 2007

Granitas

Adorei uma receita rápida de sobremesa que Jamie Oliver fez em seu programa sobre ervas frescas – Granita de verbena com chutney de maças. Com certeza esta receita vai aparecer aqui na cozinha do casarão da Estrada por estes dias. Já tinha lido uma receita de granita da Tatu do Mixirica (publicada na Casa da Chris) e já tinha ficado com vontade de fazer – como sabem amo sorvetes, e esta versão “pré-arcaica” me pegou de jeito – além de ser bastante simples de ser feita, é rápida e certeira. Nem preciso esperar a tal máquina de fazer sorvetes que anda povoando meus sonhos ...

Granita de Verbena com Chutney de maças

Ponha para ferver 300 ml de água. Junte 1 colher de sopa de açúcar, 1 punhado (não muito) de verbena fresca, cascas de 1 limão siciliano e metade de seu suco. Desligue o fogo e acrescente alguns cubos de gelo para resfriar a água. Coe o líquido e separe as folhas e as cascas. Espalhe o líquido numa forma e leve ao congelador. É bastante rápido o processo. Uns 20 minutos depois, a água já deverá estar cristalizada. Basta raspá-la com um garfo. Leve novamente ao freezer até a hora de montar a sobremesa.

Para o chutney

Ferva 2 colheres de sopa de açúcar. Quando estiver com um tom caramelo, acrescente 1 maça verde ralada no ralo grosso e as verbenas e cascas de limão picadas. Deixe apurar rapidamente. Reserve.

Monte a sobremesa da seguinte maneira. Utilize um copo transparente. Faça uma camada com o chutney, uma de creme de leite fresco e finalize com uma camada de granita. Enfeite com uma folhinha fresca de verbena e despeje o restante da calda do chutney. A sobremesa fica linda e, me parece, deliciosamente refrescante. Boa pedida de verão.
Esta imagem é apenas para nos dar uma idéia da textura das granitas. Ela foi retirada do site Epicurious, onde também se encontram suas respectivas receitas. Estas são de blueberry com gengibre, maça com erva-doce, ruibarbo com lambrusco e de pepino.

Um comentário:

Anônimo disse...

This is really interesting, You're a very skilled blogger. I've
joined your rss feed and look forward to seeking extra of your
fantastic post. Also, I have shared your website in my social networks

My webpage :: access management solutions