02 fevereiro, 2007

Comidas da memória

Infelizmente não consegui nem postar nem preparar a minha comida de memória a tempo. Tive uma semana completamente enlouquecida, mas já havia preparado o meu post e resolvi postá-lo mesmo assim. Fica como uma homenagem a Valentina e também a minha tia Ercília.

"Quando vi o post da Valentina convocando para o evento “Comidas da memória” imediatamente me vieram duas receitas na cabeça – a do Bolinho de água quente e a do Bolinho de arroz integral. Ambos os bolinhos fazem parte das minhas mais remotas memórias gustativas da infância. Depois de muito pensar, optei por fazer os Bolinhos de água quente em memória à autora da receita – minha tia Ercília, cozinheira de mão cheia, que me legou algumas de suas deliciosas receitas. Como toda tia-avó italiana, tia Ercília cozinhava muito bem, até o final da vida tinha energia suficiente para encarar sua cozinha e realizar o desejo das pessoas. Quando fiquei grávida do meu primeiro filho, pedi a ela que fizesse os tais bolinhos para mim (que eu não comia há anos, porque na verdade, são um pecado da gula, e só na infância me permitia comê-los sem culpa), e ela fez e eu comi milhares deles. Alguns dias depois, fui convocada para ir até sua casa e vê-la preparando os bolinhos. Segundo ela, aprendendo a fazê-los, eu poderia me encarregar de passar a receita adiante ... E é isto que estou fazendo hoje.
Na realidade, estes bolinhos são muito parecidos com os famosos bolinhos de chuva de Dona Benta, mas por conta da água que leva na massa, são bem mais leve. Aí vai a receita:

Bolinhos de Água Quente

1 ½ copo de água morna
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo

Misture todos os ingredientes e, por fim, acrescente 1 colher de sopa de pó Royal. Frite os bolinhos a colheradas em óleo quente, com o cuidado de manter o fogo bem baixinho. Depois de fritos, passe os bolinhos numa mistura de açúcar com canela."

3 comentários:

Valentina disse...

Lara,que post lindo!! Amei. E vou fazer .te avisarei assim que sair.Fiquei te imaginando gravida na cozinha a olhar os bolinhos sendo feitos.bjs

Beatriz Belliard disse...

Lara , achei lindo tb ! me deu vontade ate de fazer os bolinhos ! bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

que fofa historia e bolinhos! :-)