09 dezembro, 2006

Tiramisu


Como aqui em casa tenho um fã número 1 de Tiramisu, me esforço em estar sempre aprimorando a receita. Acabo, portanto, de dar um grande passo nesta direção. Resolvi visitar a nova filial da Livraria da Travessa que acabou de ser inaugurada no Leblon e me deparei, na bancada de livros de culinária, com o seguinte título: Craquez pour le tiramisu! 30 recettes inédites de votre dessert préféré. Como não podia deixar de ser, rapidamente se juntou ao meu pacote de presentes de Natal (não sei se já mencionei que este ano o Papai Noel aqui em casa é totalmente literário - só vai dar livros). E como não resisti, hoje mesmo ele já vai ser devidamente testado e a receita eleita foi

Tiramisu au citron meringué

Para 4 pessoas:

100 gr de macarrons
250 gr de mascarpone
3 gemas de ovos
100 gr de açucar
raspas de 1 limão
100 ml de creme fresco
80 ml de limoncello (ou se soda citron, numa versão sem álcool)

Para o merengue:

2 claras
125 gr de açucar

Com a ajuda de um fouet misture o mascarpone com as gemas, o açucar e as raspas de limão. Acrescente o creme fresco e bata até atingir a consistência de chantilly firme. Incorpore os macarrons triturados e embebidos no limoncello.
Prepare o merengue com as claras e o açucar, batendo sobre água fervente (em banho-maria).
Prepare potinhos com a mistura de mascarpone e cubra com o merengue. Leve ao forno para dourar. Sirva a seguir.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi ! to cconhecendo seu blog, e gostei muito ! vou voltar sempre!

Anônimo disse...

Comi um tiramisu no restaurante "Famiglia Mancini" bem na entrada do Bixiga. E não gostei muito não, pelo que me lembro da textura não usaram mascarpone... eu acho. Tinha um paladar gritante de chantilly.

Cheguei via Mixirica, =)