05 dezembro, 2006

Cozinhas do Mundo





Mais um ensaio fotográfico sobre hábitos alimentares, só que não mais restrito ao Brasil.
Estou falando do livro Hungry Planet - What the world eat (Ed. Tem Speed, 290 páginas, US$ 40), que traz em cada capítulo o retrato de uma família ao lado do equivalente ao que consome em uma semana. Para a realização deste livro o fotógrafo Peter Menzel e a escritora Faith D´Aluisio se convidaram para jantar com 30 famílias em 28 países. Fazia parte do projeto ir as compras juntos, cozinhar e comer com cada uma das famílias escolhidas. A vontade do casal era documentar o quanto a globalização e os processos de migração afetam as dietas das muitas comunidades ao redor do mundo. O resultado é surpreendente e nele podemos ver com mais clareza o quão díspares são as realidades entre os países centrais do ponto de vista da economia mundial e todos aqueles que estão à sua margem.

De uma lado temos a família Aboubakar, composta de 6 membros (mãe e cinco filhos), vivendo num campo de refugiados do Sudão. Semanalmente a família gasta $ 1.23 numa dieta que inclui pouquíssima carne, muitos grãos e vegetais e nenhum item industrializado.


Já a família Melander, composta de 4 membros (pai, mãe e dois filhos), e que vivem na Alemanha, gastam $ 500.07 semanais, numa dieta que inclui muitíssima carne, laticínios, cereais matinais e produtos industrializados.



O livro nos impressiona não apenas pela riqueza de informações mas principalmente por ser um documento das injustiças do mundo.
Uma reportagem sobre o livro pode ser vista na Marie Claire deste mês. E o livro pode ser adquirido via Amazon.

Nenhum comentário: