13 dezembro, 2006

Presentes comestíveis I

Hoje a aula foi dedicada a fazermos receitas que podem ser presentes de Natal. Escolhemos fazer dois cremes que podem ser recheio de bolos, tortas e carolinas ou podem ser comidos como geléia. Os dois são bastante simples – Creme de Limão e Creme de mel com Damasco. Testamos também uma versão meio adaptada do Tiramisu de Amoras da Nigella – que ficou uma delícia. E quando a aula acabou e a fome chegou – linguine com camarões ao alho e óleo.


Creme de Mel com Damasco

Deixar de molho em água fervente 12 damascos secos. Escorrê-los e batê-los com 1 xícara de mel. Guardar em vidros esterilizados e mantê-los na geladeira por até duas semanas. Degustá-lo após 24 horas.

Creme de Limão

Bater em banho-maria 1 xícara de açúcar, 60 ml de manteiga, raspas de dois limões sicilianos e suco de três limões sicilianos – até a manteiga derreter. Acrescentar três ovos batidos e continuar batendo até o molho engrossar. Não deixar ferver para não talhar. Colocar em vidros esterilizadas e manter na geladeira por até duas semanas.

Tiramisu de amoras, avelãs e limão

Usamos uma forma de bolo pronto de avelã (Casa da Suíça). Fatiamos e fizemos sanduíches com geléia de amoras. Forramos um pirex e regamos os sanduíches com soda limonada. Na panelas fervemos ½ xícara de geléia de amora com o suco de 1 limão e tr~es caixinhas de amora. Despejamos tudo sobre os bolos. Fizemos então um creme com 350 gr de mascarpone, 4 gemas, 1 xícara generosa de açúcar, raspas de um limão e 1 xícara de creme de leite fresco. Batemos até atingir a consistência de chantilly. Cubrimos com este creme toda a sobremesa e levamos para gelar.

As fotos não ficaram boas, mas mesmo assim vou postar algumas.



Um comentário:

Regina disse...

Deliciosa essa sua aula!