Todos sabem da minha adoração pela chamada Literatura Infantil. Comungo da mesmíssima opinião do escritor russo Máximo Górki (de quem, aliás, sou leitora atenta), de que "escrever para crianças é igual a escrever para adultos – só que mais difícil".
O catálogo infantil da editora Cosac Naify é precioso - acho que já fiz umas duas ou três referências aos seus títulos aqui. Acabo de ter em mãos um novo livro, extremamente especial - trata-se do volume Os Animais de todo o Mundo, do poeta francês Jacques Roubaud. Trata-se de uma espécie de Bestiário Contemporâneo com criativa ilustração de Fefe Talavera, que criou seus animais construídos a partir de suas próprias letras, com diferentes tipografias, desenhados inteiramente com letra-set. Deixo registrado aqui um presente:
“A girafa adelga o pescoço
até quando se adora queijo
se deve ser magra no queixo
esguia e fina como um caniço
Essa moda provoca tantos
problemas à nossa girafa
ela passa, o avestruz desabafa
e nem vou mencionar os Bantos!
Ela sonha com tagliatelle
com presunto cru (San Daniele)
mas ‘madame girafa’ diz: não
e sua dieta é sem cerveja!
coitada! sobre o pescoção
lá no alto, ela lacrimeja”.
2 comentários:
Oi Lara:
Amo livros infantis. Especialmente A Bruxinha Atrabalhada de Eva Furnari. Conhece? Ela tem mais livros, mas este é encantador.
Não conheço esta editora que mencionou Cosac Naify e parece que já vi algum desenho da Fefe Talavera em algum lugar.
Oi Lara, a reporter disse hoje na TVE que hoje é dia do livro infantil. Então lembrei de vc. Ah, meu Deus! Acabei de ver o que escrevi no comentário anterior A Bruxinha Atrapallhada, é o nome do livro. Desculpe.
Postar um comentário