16 abril, 2008

Maravilha!


Todos sabem da minha adoração pela chamada Literatura Infantil. Comungo da mesmíssima opinião do escritor russo Máximo Górki (de quem, aliás, sou leitora atenta), de que "escrever para crianças é igual a escrever para adultos – só que mais difícil".

O catálogo infantil da editora Cosac Naify é precioso - acho que já fiz umas duas ou três referências aos seus títulos aqui. Acabo de ter em mãos um novo livro, extremamente especial - trata-se do volume Os Animais de todo o Mundo, do poeta francês Jacques Roubaud. Trata-se de uma espécie de Bestiário Contemporâneo com criativa ilustração de Fefe Talavera, que criou seus animais construídos a partir de suas próprias letras, com diferentes tipografias, desenhados inteiramente com letra-set. Deixo registrado aqui um presente:



“A girafa adelga o pescoço
até quando se adora queijo
se deve ser magra no queixo
esguia e fina como um caniço

Essa moda provoca tantos
problemas à nossa girafa
ela passa, o avestruz desabafa
e nem vou mencionar os Bantos!
Ela sonha com tagliatelle
com presunto cru (San Daniele)
mas ‘madame girafa’ diz: não

e sua dieta é sem cerveja!
coitada! sobre o pescoção
lá no alto, ela lacrimeja”.

2 comentários:

Anny disse...

Oi Lara:
Amo livros infantis. Especialmente A Bruxinha Atrabalhada de Eva Furnari. Conhece? Ela tem mais livros, mas este é encantador.
Não conheço esta editora que mencionou Cosac Naify e parece que já vi algum desenho da Fefe Talavera em algum lugar.

Anny disse...

Oi Lara, a reporter disse hoje na TVE que hoje é dia do livro infantil. Então lembrei de vc. Ah, meu Deus! Acabei de ver o que escrevi no comentário anterior A Bruxinha Atrapallhada, é o nome do livro. Desculpe.