04 abril, 2007

Idéias para a Páscoa


Está chegando o dia e ainda não sei exatamente o que preparar para o almoço de domingo. O bom disso tudo é que estou passando em revista milhares de receitas ... Esta é uma das fortes candidatas - Torta de tâmaras com calda de caramelo.


250g de tâmaras secas sem caroço

1 1/2 xícara de chá de água fervente

1 colher de sobremesa de bicarbonato

1/2 xícara de chá de açúcar mascavo

4 colheres de sop de margarina

2 ovos

1 1/3 xícara de chá de farinha de trigo com fermento


Para a calda:


1 1/4 xícara de chá de açúcar mascavo

1/2 xícara de chá de margarina

300 ml de creme de leite fresco



Modo de fazer:


Ponha as tâmaras, a água e o bicarbonato no recipiente do processador. Tampe e deixe repousar por 5 minutos. Unte com azeite uma assadeira com 20 cm. Cubra com papel manteiga e unte-o também.

Adicione o açúcar e a margarina às tâmaras e processe por 5 segundos ou até que as frutas fiquem bem moídas. Adicione os ovos e, em seguida, a farinha. Processe por mais 5 ou 10 segundos ou até que todos os ingredientes se misturem bem. Com a ajuda de uma espátula, incorpore à massa a farinha das laterais. Processe novamente para terminar de misturas os ingredientes.

Asse por mais ou menos 55 minutos. Para verificar se a torta está pronta, pressione suavemente a parte superior com os dedos. Deve estar firme e soltando ligeiramente das laterais da forma. Deixe repousar 5 minutos antes de desenformá-la. Sirva com a calda ainda quente.


Para a calda basta aquecer o açúcar com a margarina e o creme de leite fresco. Abaixe o fogo e deixe ferver. Mexa a calda até que ela fique aveludada. Esta calda se conserva na geladeira, em pote fechado, por até dois meses. Na hora de usar, basta aquecê-la em banho-maria.
Curiosidade: A tamareira é considerada árvore sagrada e mágica há milhares de anos. No Egito, sua folha era símbolo do deus Heh, que representava a eternidade. Mais tarde, passou a ser símbolo de fecundidade, fertilidade e vitória. As tâmaras são usadas como doces ou para cobrir quitutes afrodisíacos. Os egípcios comem as tâmaras antes de fazer amor.

Um comentário:

Beatriz Belliard disse...

hmmmmmmm, adorei esta receita, deve ficar algo de maravilhoso, se eu nao fosse viajar iria arriscar agora mesmo ! adoro tamaras! bjs e feliz pascoa !