23 abril, 2007

Roma




Finalmente consegui assistir a tão aclamada série Roma. Depois de muito ouvir muitos comentários positivos sobre o seriado - desde amigos especialistas em Império Romano, ex-professores, inúmeras resenhas e opiniões leigas - a unanimidade em torno da reconstrução de época me suscitou muita vontade de assisti-la. Como não tenho HBO em casa, não consegui ver nenhum capítulo da primeira temporada. Eis que de repente, recebi um e-mail da Americanas.com fazendo propaganda da primeira temporada em DVD. Não hesitei um só minuto em adquiri-la. Mas, com crianças em casa as coisas não são tão simples, e demorei para encontrar energia suficiente para, depois de colocá-las na cama, ligar o DVD e me entregar à história. Apenas ontem consegui assistir ao primeiro episódio da primeira temporada e, confesso, acho que terei de fazer parte do coro efusivo em torno de Roma. Realmente me pareceu impressionante a reconstrução de época, me lembrei da época da graduação – das disciplinas Antiga I e II, dos calorosos debates no Senado Romano, das falas inspiradas do orador Cícero, das artimanhas das mulheres da época, e da brutalidade dos cinturiões romanos. Enfim, foi um revival completo!
Mas, como o assunto deste blog versa sobre culinária, deveria ter começado o post com um ditado romano que adoro repetir - “Dizes-me o que comes e com quem comes e te direi quem és.” Não sei se esta frase é ou não do célebre Marcus Gavius Apicius, autor do mais antigo tratado sobre gastronomia que se tem notícias, o De Re Coquinaria (Coisa de Cozinha), em que discorre sobre o paladar do império romano.
De qualquer forma, aqui em casa, como sabem, a culinária italiana faz sucesso – diria até que é a preferida dos comensais. E um dos pratos prediletos é este que posto agora:


Saltimboca alla Romana



8 escalopinhos de filé ou vitela

4 fatias de presunto cru

8 folhas de sálvia

farinha de trigo quanto baste

sal e pimenta-do-reino

2 colheres (sopa) de manteiga

50 ml de vinho branco

200 ml de caldo de carne


Modo de Preparo


Bater os escalopes entre 2 sacos de plástico, temperar com pouco sal e pimenta-do-reino. Colocar sobre cada escalope 1 folha de sálvia e meia fatia de presunto cru, dobrar os escalopes ao meio e apertar bem. Passar pela farinha de trigo e retirar o excesso.


Aquecer a manteiga em uma frigideira e dourar os escalopes dos dois lados, regar com o vinho branco e deixar evaporar, acrescentar o caldo e cozinhar até que o molho esteja espesso.

3 comentários:

Cláudia A. disse...

Que delícia de post. Não sabia que a primeira temporada de Roma já estava à venda. Vou comprá-la já. Um beijo.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lara, eu as vezes vou aumentar o som do canal de filmes que eu assisto [TCM] e mudo de canal sem querer, caio num canal onde passa essa serie, Roma. nunca tive a curiosidade de ver. olha so, precisei ler a sua opiniao pra pensar no caso! :-))

beijao,

Beatriz Belliard disse...

esta serie passou aqui mas nao consegui ver, passava tarde demais ! bj