15 abril, 2007

Esta receita, da última edição da revista Menu, me encheu os olhos. Sempre gostei bastante de salsão (acho que por conta de meu pai que também adora. Sempre que ele vem almoçar preparo para ele sua salada preferida - salsão, maçã verde, passas e iogurte) e imaginá-lo juntamente com a ricota e a nozes me pareceu extremamente delicioso. Pois bem, aí vai a receita mesma antes de prová-la:

Fusilli com polpettini de ricota

300 g de fusilli
300 g de ricota
2 colheres de sopa de queijo ralado
½ xícara de farinha de trigo
1 maço pequeno de salsinha
raspas de 1 limão
1 gema
5 colheres de sopa de azeite
1 talo de salsão
50 ml de caldo de legumes
1 colher de chá de suco de limão
sal a gosto

Numa tigela, amasse a ricota e adicione o queijo ralado, a farinha de trigo, 1 pitada de sal, as raspas do limão e a gema. Misture tudo muito bem e, com as mãos úmidas, faça bolinhas do tamanho de uma noz grande. Coloque-as numa assadeira, regue com um fio de azeite e asse-as por cerca de 10 minutos em fogo médio.
Limpe o salsão, lave, separe as folhas e bata-as no liquidificador com o caldo de legumes, o suco de limão e 1 pitada de sal. Numa frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite e refogue o salsão cortado em cubinhos. Tempere com sal e reserve.
Cozinhe o fusilli e escorra-o. Junte o salsão refogado, o caldo de salsão e as polpettini de ricota. Salpique com o crocante de nozes.

Crocante de nozes

2 fatias de pão de nozes picadas
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite
20 g de nozes picadas

Em uma frigideira, doure o alho e o miolo dos pães no azeite. Agregue as nozes e empregue.

Um comentário:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lara, que receita maravilhosa!!! vou anotar, porque essa eh das minhas. :-)) beijaoo,