19 abril, 2007


Acabei de comprar o maravilhoso livro do Jamie Oliver – A Itália de Jamie. É claro que sou suspeita para dar qualquer palpite sobre culinária italiana que é a minha verdadeira paixão nesta vida. Neta e bisneta de italianos, passei minha infância devorando pratos simplesmente inesquecíveis – muita massa, muito pão, beringelas parmeggianas, caponatas e tortas rústicas. De modo que tudo que me lembre estes sabores eu simplesmente adoro. Mas uma coisa tenho que confessar, nunca fui muito de doces em geral, e de doces italianos em particular. Tirando o clássico Tiramisú, geralmente nem experimento as sobremesas. E aqui que entra o livro do Jamie, para além das deliciosas receitas salgadas – quase que o livro inteiro eu provaria – adorei as sobremesas. Vamos a elas:

Sorbetto di pere

200 g de açúcar branco refinado
200 ml de água
1 kg de pêras macias, descascadas, cortadas em quatro e sem a parte central
suco e raspas da casca de 1 limão
50 ml de grapa, ou a gosto

Coloque o açúcar e a água numa panela. Ponha a ferver, depois abaixe o fogo e cozinhe por 3 minutos. Adicione os pedaços de pêra e, a menos que elas estejam supermacias, continue a cozinhar em fogo brando por 5 minutos. Retire do fogo, deixe reservado por 5 minutos, depois acrescente o suco e as raspas do limão. Coloque tudo num processador de alimentos e transforme em purê. A seguir, passe a mistura por uma peneira grossa, despejando-a na travessa em que vai servir o sorbet.
Adicione a grapa, mexa bem e prove – o sabor da grapa não deve ser dominante mas sutil, combinando com as pêras (se utilizar muito álcool o sorbet não congelará). Leve a travessa ao congelador e, com um garfo, bata a mistura a cada ½ hora – voc~e verá que ela ganhou uma coloração pálida. Depois de 2 horas o sorbet estará pronto, com uma textura linda, ótimo para servir.

Esta é apenas uma das receitas que me ganhou, mas a dica a seguir também me onspirou. O que acham?

Gelato com olio e sale

Coloque duas bolas de sorvete de baunilha de excelente qualidade, regue com um pouco de óleo de oliva extravirgem de boa qualidade e polvilhe com uma pitada de flor de sal.
“Eu não consigo explicar com o que ele se parece – você simplesmente precisa experimenta”. (Jamie Oliver)

4 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lara, ja folheei esse livro na livraria. Nunca decidi investir. Nao tenho nenhum livro desse guri. Voce despertou minhas lombreegas consumistas, que estavam fazendo a siesta. :-) beijoos,

Cláudia A. disse...

Oi Lara, parabéns pela aquisição. Também fico orgulhosa quando compro um novo livro de receitas. Já não tenho mais onde guardá-los. Um beijo.

mariliafig disse...

Também comprei este livro e AMEI!!!
Precisaria de vários estômagos p provar todas as receitas. Ele é simples e apetitoso..
Vou fazer VÁRIAS!
beijo

Beatriz Belliard disse...

eu tenho os primeiros livros dele, até que eu gosto, este dai ainda nao vi em frances.