22 março, 2007

Cozinheiros e Criativos

Os amigos e chefs de cozinha Erik Nako e Cristiano Lanna, responsáveis pelo menu do recém-inaugurado Bar da Ladeira, nos Arcos da Lapa, acabam de abrir um espaço maravilhoso, um casarão no alto-Gávea, para aulas de culinária - Cozinheiros e Criativos. Ontem estive lá para uma aula de cozinha Tailandesa. O simpático menu, de quatro serviços, foi o seguinte:

Rolinho de papel de Arroz recheado de Frango, Nirá e Manga com cubos de gelatina de Capim Limão.
Tom Yum de Cação e Camarão (um caldo tipicamente tailandês)
Curry Vermelho de Frango e Abacaxi com Arroz de Jasmim perfumado com Lavanda
Sopa de Manga, Manjericão e Saquê Mirim

Todos os pratos são relativamente fáceis de fazer – o único desafio é encontrar os ingredientes certos. Mas os simpáticos rapazes, já sabendo da dificuldade, deram a dica: Mercearia Mei-Jo LTDA, um lojinha especializada em artigos orientais (chinês, japonês e tailandês).

Hoje vou postar a receita da sobremesa – porque ainda estou com o gostinho dela na boca.

Sopa de Manga, Manjericão e Saquê Mirim (4 porções)

700 g de mangas cortadas em cubinhos e levadas ao freezer para quase congelarem
100 ml de saquê mirim
4 colheres de chá de pasta de tamarindo
suco de dois limões
açúcar à gosto
manjericão
água de flor de laranjeira


No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o tamarindo e a água de laranjeiras. Está pronto. Agora é só arrumar a sobremesa e servir. Faça da seguinte maneira. Peque taças de vidro, coloque no fundo 1 colher de chá de pasta de tamarindo, preencha com a sopa e finaliza com 1 colher de sopa de água de flor de laranjeiras. Enfeite com uma folhinha de manjericão. Fica maravilhosa, super refrescante e ao mesmo tempo super sofisticada, pois os sabores vão se alternando a medida que se vai degustando a sopa.


Nota 10!

2 comentários:

ana disse...

Lara,

Só de ler o cardápio fiquei com a boca cheia d'água! Acho que em outra encarnação devo ter nascido no lado oriental do mundo...amo todas as comidas dessas culturas!

Vou esperar ansiosamente todas as receitinhas.

beijo e bom fim de semana,

Unknown disse...

Conheço uma loja de produtos japoneses na internet que comercializa todos os tipos de chá verde e produtos orientais que vocês possam imaginar.
Chama-se Tanaka Nippon House http://www.tnh.com.br
Espero ter ajudado.