16 agosto, 2010

Preservando alimentos


Preservar alimentos é parte essencial da chamada cozinha sazonal e sustentável. O que está por trás deste conceito é o aproveitamento máximo dos alimentos e a tentativa de minimizar seu desperdício. A arte das conservas é, como sabemos, bem antiga, e baseia-se na lógica da manutenção dos valores nutritivos dos alimentos. No século XVI, Nostradamus dedicando-se ao estudo das plantas e seus efeitos curativos, acabou por iniciar-se na arte das compotas e geléias curativas. Em 1552, publicou o resultado de suas pesquisas com o título de "Traité des Fardements et des Confitures".
Outro fato que impulsionou o hábito de se fazer conservas e compotas foi a necessidade das populações agrícolas de preparar mantimentos para o inverno, aproveitando a generosidade dos alimentos nas estações do ano mais propícias. Se acondicionadas em vidros esterilizados e bem tampados, as compotas se conservam por muito tempo e garantem a boa mesa por todo o ano.
Atualmente há uma retomada do conceito e um incentivo à volta dos processos de preservação dos alimentos. Liderados pela Canning Across America (CAA), há uma campanha espalhada pela rede que visa incentivar jovens blogueiros, cozinheiros, jardineiros e amantes da cozinha em geral, a revitalizar a popularidade das conservas. São inúmeros sites e blogs dedicados ao assunto, disponibilizando, diariamente, deliciosas receitas.
Eu, particularmente, adoro a idéia – ela evoca as lindas histórias da Laura Ingalls que tanto me preencheram a infância. Além disto, sou neta de americana, e as compotas eram parte fundamental de sua culinária – lembro até hoje do gosto do waffle com maple e da compota de morangos que comia no café da manhã quando dormia em sua casa. Outro livro que me vem à mente é o também clássico “Blueberries for Sal”, de Robert McCloskey, que conta a história de mãe e filha, colhendo frutas e preparando geléias.
Agora, me respondam, tem coisa mais gostosa do que dar de presente um chutney, uma geléia ou uma compota caseira? Eu ainda não descobri presente melhor...

Para saber mais:

Saving the season
Food in Jars
Canning Across America

Algumas geléias, chutneys e compotas feitas aqui:

Tapenade de Azeitonas Verdes
Compota de abacaxi com baunilha

Relish de Uvas e vinho do porto
Compota de Maça
Chutney de figos balsâmicos com uvas assadas

Nenhum comentário: