30 outubro, 2008

A Tapenade é uma receita típica da região de Provence, no sul da França. O nome desta pasta a base de azeitonas, anchovas, alcaparras e alho, vem de tapéno, que em provençal quer dizer alcaparra.
A azeitona é um fruto produzido pela árvore conhecida como oliveira. Sua cor pode variar, podendo ser verde, preta ou rosada. A azeitona possui um óleo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumentar o bom colesterol no organismo.
As azeitonas pretas são mais calóricas do que as verdes, mas são mais ricas em fósforo (fundamental para o combate a osteoporose) e quatro vezes mais rica em potássio. O que faz com que não deva ser consumida por pessoas com doenças renais.
Já as azeitonas verdes, contém propriedades anti-oxidantes (excelentes no combate ao envelhecimento), e são ricas em sódio – não recomendada, portanto, aos hipertensos.

Tapenade de Azeitonas Verdes

150 g de azeitonas verdes sem caroço
3 filets de anchova
1 colher de sopa de alcaparras
3 colheres de sopa de azeite de oliva

Triturar todos os ingredientes juntos. Depositar o tapenade em um vidro esterilizado, cobrir com azeite de oliva. Guardar na geladeira.

Um comentário:

Claudia disse...

Nunca tinha parado para pensar na diferença entre os tipos de azeitona, mas é claro que deviam existir.

No Rio comia muito das pretinhas portuguesas ou as marronzinhas argentinas que erão minhas favoritas.

Mas aqui nesta esquina do planeta não existem azeitonas argentinas nem portuguesas a venda. As azeitonas daqui são todas espanholas ou gregas. As pretas espanholas não tem gosto de nada. Nada.
Já as verdes espanholas são deliciosas mas dependendo do produtor muito salgadas, mas muito salgadas.

Adoro tapenades, mas nunca experimentei com azeitonas verdes.

Obrigado pela receita!

Claudia