20 agosto, 2010

Leitura para o fim de semana


Leitura deliciosa esta que Bob Spitz nos propicia. Uma espécie de relato de viagem misturado com autobiografia e crônica gastronômica, a narrativa de Aprendiz de Cozinheiro intercala reflexões bastante diversas sobre o entendimento da culinária – ora valorizando a expertize dos franceses e a sua relação quase estética com o sabor, ora a simplicidade da comida que é carregada de referências familiares, típica da culinária italiana.

Mas o legal é que Bob consegue um equilíbrio fantástico entre os dois paladares e nos apresenta uma galeria de personagens cuja existência gira em torno da comida. E, de brinde, como uma cereja em cima do bolo, ganhamos deliciosas 25 receitas ... Eu já fiz a minha!

Ameixas ao Armagnac

½ kg de ameixas sem caroço
Água para cobrir
½ xícara de açúcar
Armagnac ou brandy

Ferva numa panela água suficiente para cobrir as ameixas. Adicione-as e imediatamente apague o fogo. Deixe que descansem por 10 minutos naquela água, o suficiente para que inchem (se reidratem). Escorra, reservando o líquido, e guarde as ameixas num saco ziploc para esfriarem.
Faça uma calda simples e leve, fervendo o açúcar com a água que ficou reservada. Coloque as ameixas numa jarra e acrescente a calda até ocupar metade do espaço acima das frutas. Complete com Armagnac ou Brandy. As ameixas podem ficar guardadas assim por meses, ou até anos. Use quando necessário.


Para saber mais, visitem o site da editora ZAHAR.

Um comentário:

Manoela disse...

Adoro o Bob Spitz, tenho o livro que ele escreveu sobre os Beatles. Se gostar deles, fica a dica! Vou procurar agora este livro! Obrigada pela indicação! Até mais!