23 agosto, 2010

Letras e sabores iranianos


Organizando os arquivos do blog me dei conta de que nunca postei a indicação do livro A Sopa de Romã, da iraniana Marsha Mehran. Não entendi como isto foi acontecer - pois o livro, além de muito bacana, foi traduzido pela Nina Horta – o que para mim é sinônimo de qualidade.

Segue um pequeno texto sobre o livro, da própria editora, a Jaboticaba.

“Na verdade, Sopa de romã é uma magnífica festa para os sentidos. Em cada página, em cada parágrafo, em cada linha, uma sucessão de perfumes, sabores, texturas, cores... Ingredientes exóticos, preparados pelas mãos calejadas da jovem Marjan, culminam em combinações sempre surpreendentes e de efeitos mágicos. Tudo gira em torno do Café Babilônia, onde ela e suas irmãs mais novas – Bahar e Layla – tentam se estabelecer no interior da Irlanda, depois de passarem por Londres, fugindo das dificuldades de sua terra natal, o Irã. Ainda são fortes as lembranças da fuga de Teerã, da travessia do deserto de Dasht-e Lut, em meio à revolução que culminaria por levar o Aiatolá Khomeini ao poder, em 1979.”

Um detalhe bastante interessante do livro, é que ele começa cada capítulo com uma receita, que funciona como uma espécie de epígrafe do texto. Eis uma que eu já fiz:

Refresco de iogurte dugh

2 xícaras de iogurte
3 xícaras de água mineral
3 colheres de hortelã picada
1 colher de chá de sal
½ colher de chá de pimenta do reino moída na hora
Folhas de hortelã para enfeitar

Misture os ingredientes numa jarra ou caneca grande. Junte o gelo devagar, à medida que mexe. Enfeite com folhas de hortelã.


Boa leitura para todos!!

Um comentário:

Heloisa disse...

Olá!
Faço uma listinha das suas dicas, que adoro.
bj