02 setembro, 2010

Aconteceu!!!




Gastrônomos, estudantes e pesquisadores de vários nacionalidades, reuniram-se, na biblioteca do Radcliffe Institute (HarvardUniversity) , para o seminário Reading Historic Cookbooks: A Structured Approach”, para discutir o valor histórico-social dos assim chamados cookbooks.

A idéia era distribuir inúmeros livros de receitas, de vários séculos e de várias nacionalidades, para que, ao final do encontro, pudessem ser debatidos não apenas os aspectos culinários dos livros mas, sobretudo, a linguagem, os ingredientes, os utensílios utilizados outrora, de modo a conformarem um painel vívido de como viviam, nos respectivos períodos, as sociedades estudadas.

O encontro foi conduzido por Barbara Ketcham Wheaton, uma das primeiras historiadoras da alimentação, atualmente curadora honorária do acervo culinário da biblioteca do Instituto, que conta com aproximadamente 20.000 títulos.

Eu gostei, particularmente, da organização do evento que foi dividido da seguinte maneira:

Após um jantar especial, servido para todos os participantes, o encontro teve início na manhã seguinte com uma mesa inaugural intitulada “Os Ingredientes”. A proposta era examinar as origens geográficas, a sazonalidade e o custo dos ingredientes em cada cookbook consultado. Na mesa seguinte, intitulada “Os locais de trabalho, técnicas e equipamentos”, a idéia era dissecar a cozinha ela mesma, observando os equipamentos e as técnicas utilizadas ao longo dos séculos e o impacto da revolução industrial no espaço da cozinha doméstica. Na sequência, “A Refeição” foi o objeto de estudo, atentando para detalhes como a apresentação dos pratos, as regras de etiquetas, etc... Na mesa onde o objeto de estudo era o próprio “Cookbook”, o destaque foi o exame dos manuscritos e as notações que acompanham as receitas que, geralmente, contem informações relevantes sobre os costumes. Finalmente, para encerrar o encontro, a mesa “O escritor, o leitor, a cozinha e o comensal”, previu um entrecruzar dos trabalhos afim de que o estudo sistemáticos dos livros de receita pudessem conformar um novo entendimento do aspecto histórico-social deste campo de trabalho.

Fica aqui o registro e, quem sabe, uma idéia para os amantes da gastronomia...

Nenhum comentário: