28 janeiro, 2010

Tempo de Amizade!!

Eu tenho uma amiga especial!!!
Sabe aquela amizade que só te dá alegria? Pois é... eu me sinto realmente especial quando estamos juntas. Nos conhecemos desde a graduação, mas nossas vidas continuam sempre entrelaçadas. A Jô (este é o nome dela) tem uma paixão – bolos e afins. Entende tudo do negócio. Se você quer o contato de alguém que faz bolos incríveis, liga para ela. Se você quer o contato de alguém que faz docinhos incríveis, liga para ela. Se você quer idéias sobre temas de festas, liga para ela. E por aí vai. Todo vez que estou pesquisando algo na rede e me deparo com este assunto, ligo para ela. Mas ontem vivi uma experiência realmente linda com a Jô – estava em sua casa, fazendo uma visita, quando chegou uma caixa pelo correio. Quando a Jô abriu a caixa e viu as lindas forminhas que encomendou para a festa da sua filha Helena (uma linda menina que completará 1 década semana que vem) chegando, ela realmente se emocionou e daí eu entendi tudo. Entendi que para a JÔ, BOLO É AMOR!!! É uma forma de dizer aos outros o quanto aquela pessoa é querida e importante para nós. E como a Jô é querida e importante para mim, resolvi dedicar este post a ela e à sua paixão.




Forma de bolo cupcake, na Williams-Sonoma.


Forma de bolo cookie cake, na Williams-Sonoma.

Detalhes dos deslumbrantes bolos da cake designer Carla Ikeda.
Vale a pena dar uma olhada no programa 6 do Almanaque das Festas Instantâneas, da Casa da Chris: truques para ser uma boleira de primeira!



Na verdade, a reação emocionada da Jô me trouxe a memória uma personagem literária muito especial – Angel Tungaraza, uma boleira original da Tanzânia, residente em Ruanda. Angel, tal qual a Jô, dialoga com o mundo através de seus bolos, encontrando nas mais delicadas situações um motivo de comemoração.




“... Depois de secar as mãos, ela foi até o quarto e pegou de uma prateleira, no
guarda-roupa, um saco de plástico branco, dentro do qual havia um pacote
envolvido em plástico bolha. De volta à cozinha, pôs o pacote no balcão e seus
dedos começaram a retirar as tiras de fita adesiva que o prendiam. Angel fez
isso bem lentamente, prolongando o prazer, criando expectativa. (...) Que
tesouros estariam lá dentro?! Sim, lá estavam as cores que ela havia pedido:
vermelho, rosa, amarelo, azul, verde, preto – tudo sob a forma de pó, nada
parecido com os vidros de anilina líquida comestível disponíveis nos
supermercados libaneses da cidade, aqueles não eram nem um pouco moderno.(...)
Eh, agora seus bolos seriam mais lindos que nunca!
Essa convicção a
emocionou e as lágrimas começaram a se acumular em seus olhos...”


Assando bolos em Kigali
Gaile Parkin
São Paulo: Globo, 2009.

P.S - Semana que vem posto as fotos da festa da Helena.

Nenhum comentário: