21 janeiro, 2010

Goiabeira


Como sabem, tenho investido toda a minha energia na direção de uma melhor qualidade de vida - e nesta busca a alimentação é central. Se é verdade que somos aquilo que comemos, podemos compreender o quão árdua é a tarefa de rever ou mesmo de reinventar nossos hábitos alimentares. É neste sentido que acredito realmente que devemos dar um passo de cada vez ... Uma grande coisa que podemos fazer por nós e pelo nosso planeta é adotar uma alimentação calcada em 3 aspectos fundamentais - o sazonal, o local e o orgânico. Saber de onde vem os nossos alimentos, como são produzidos e distribuídos, é um dever e um direito nosso. Do ponto de vista nutricional, cada alimento esta no seu ápice em determinada época do ano - e é nistoi que devemos basear nossa alimentação, e não nos modismos e nas facilidades do modo de produção atual, que deosita em nossa mesa as mais inusitadas iguarias dos quatro cantos do mundo ... o que sabemos tem um impacto real nas questões ambientais do momento. Mas sei que isto nem sempre é fácil ... a boa notícia é que podemos minimizar um pouco estes obstáculos com a ajuda de alguns instrumentos virtuais, como este disponibilizado pela rede Pão de Açucar, intitulado "Qualidade desde a origem". Vale a pena conferir!!!


E foi lá que descobri que estamos na época da goiaba, uma fruta rica em vitamina C. (Dizem que possui 5 vezes mais vitamina C do que a laranja e o limão). Que tal uma receita de calda de goiaba para acompanhar sorvetes? Acho que neste calor é a melhor opção.


Calda de goiaba (receita do Claude Troigrois)


6 goiabas maduras

1 colher de sopa de manteiga

200 g de açúcar

100 ml de água


Descasque e pique as goiabas. Refogue-as na manteiga, junte a água e ao açúcar e deixe cozinhar por uns 15 minutos. Bata tudo no liquidificador e peneire.

Nenhum comentário: