23 abril, 2009


Éclair, Bomba de Chocolate, Carolinas, não importa exatamente por quais dos nomes optamos por chamá-las, mas importa sim saboreá-las. Estes doces feitos de massa cozida e assada são mencionados pela primeira vez ainda no século XVI, na descrição dos famosos profiteroles, sobremesa feita com carolinas recheadas de sorvete e cobertas com calda quente de chocolate.
Ontem resolvi fazê-las pela primeira vez aqui em casa ... e ficaram uma delícia. Mas o mais legal é que esta é uma receita da qual podemos derivar uma infinidade de sobremesas. Depois de assar as minhas carolinas, separei-as em três partes. Uma delas, a da foto, foi recheada e coberta com ganache de chocolate amargo, a outra parte, foi recheada com sorvete para fazer o famoso profiteroles e a terceira parte eu congelei, para usá-las em alguma ocasião especial. Muitas idéias me vieram à cabeça e muitas combinações de sabores, mas estou tendendo para a seguinte – carolinas recheadas com sorvete de coco e calda de caramelo quente e gengibre. O que acham? Não vejo a hora de testá-las.


Carolinas



Para a massa:


2 xícaras de água
100g de manteiga
1 pitada de sal
1 pitada de áçúcar
2 xícaras de farinha de trigo
5 ovos

Modo de preparo:


Ferva a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e junte a farinha de uma só vez. Mexa bem até a massa desgrudar do fundo da panela (aproximadamente 30 segundos). Desligue o fogo e junte os ovos, um a um, e misture bem até incorporar à massa.
Unte duas assadeiras ou use papel manteiga para a massa não grudar. Dê o formato que preferir. Leve ao forno por 50 minutos ou até que as carolinhas fiquem bem tostadinhas (marrons, caramelo escuro). Depois disto, é só rechear.

2 comentários:

Cla Leal disse...

Eu quero!!!
Os meninos amaram??
beijinhos

Dani Oliveira disse...

O doce não é meu forte, nem preferência, mas estas carolinas estão dando água na boca!