21 abril, 2009

Friozinho + taça de vinho = jantar italiano

Ontem esfriou um pouquinho aqui no Rio, o que me deu uma vontade louca de tomar um vinho e comer um bom risoto. E foi o que fiz. Há tempos vinha querendo experimentar este risoto típico da culinária veneziana, o Risi i Bisi. Utilizei ervilhas congeladas da Bouduelle, que tinha comprado para fazer este prato. É claro que precisei descongelá-las previamente, mas o que fiz foi reduzir o tempo indicado na embalagem pela metade. Usei o método tradicional de preparar o risoto e, ao contrário da receita original, que pede um risoto bem mais molhadinho, fiz do meu jeito, o mais cremoso possível. Mas valeu a pena. Receita rápida, prática e super econômica. E para completar o tom italiano da noite, preparei alguns amerettis para comer com sorvete.



Risi i Bisi ( Receita de Sílvia Percussi)


300 g de arroz arbório
½ xícara de bacon picado
1 cebola picada
¼ de xícara de vinho branco seco
1 litro de caldo de legumes
200 g de ervilhas
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de queijo ralado


Na panela, refogue as cebolas e o bacon no azeite. Junte as ervilhas e o arroz. Acrescente o vinho branco e, quando evaporar, comece a regar o arroz com o caldo, xícara por xícara, até que ele fique al dente. Junte então, a colher de manteiga e o queijo ralado.



Amarettis (Larousse da Cozinha Italiana)


150 g de farinha de amêndoas
2 colheres de chá de essência de amêndoas
100 g de açúcar
100 g de açúcar de confeiteiro
2 ou 3 claras


Bater as claras em neve com o açúcar e a essência. Incorporar a farinha de amêndoas misturada ao açúcar de confeiteiro. Depositas a massa em pequenas colheradas em uma forma forrada com papel manteiga e assar por uns 12 minutos.

Um comentário:

Claudia disse...

Lara,

Sabe que amaretti é meu biscoito favorito, o único que eu realmente gosto de comer e que nunca enjôo.

Gosto muito de um primo suiço do amaretti, o Basel Brusli. Já provou? Tudo de bom, uma espécie de amaretti de chocolate com canela.

Boas,

C.