14 janeiro, 2008

Promessas de Ano Novo


Estou determinando que meu ano novo começa hoje. Acabo de chegar das minhas pequenas mas desejada e merecidas férias - após uma série de problemas (alguns simples e outras bastante complicados) que praticamente anularam meu último semestre, me sinto renovada e fortalecida para este novo ano. E nada mais justo do que uma estadia no meu paraíso aqui na terra - Cabo Frio. É claro que muitos lerão este post e pensarão, nossa que louca chamar Cabo Frio de paraíso, mas devo dizer que Cabo Frio é simplesmente lindo para quem conhece a cidade nos seus mínimos detalhes e, claro, que tudo isto somado às tão intensas memórias infantis e juvenis... Mas devo confessar também que em Cabo Frio não se come nada bem, muito pelo contrário, é raríssimo encontrar um restaurante minimamente aceitável - o que para mim tem um lado ótimo, que é cozinhar o tempo todo. Não à toa, sempre chego por lá carregada de livros e mais livros de receita. Como as coisas andam muito estranhas para o meu lado ultimamente (quero dizer, andavam), este ano fiz diferente - levei apenas romances e, na cozinha, abusei dos pães e bolos. E, pasmem, descobri dois ótimos restaurantes - O encantador Bistrô Benedito, no lindíssimo bairro da passagem, e o La Gôndola.

Hoje vou postar apenas duas receitas - a do pão que fiz diariamente e a do bolo de limão - ambas maravilhosas. Mas como primeira promessa do ano novo, prometo postar mais vezes ... e com mais frequência. É muito bom estar de volta. Feliz Ano Novo para todos.


Pâte à Pain


1 xícara de água morna

1 saquinho de fermento para pão

2 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 pitada de açúcar

1 colher de chá de sal


Misturar 1 xícara de farinha, com o fermento, o açúcar e a água morna. Tampar e deixar descansar por cinco minutos. Ir acrescentando, 1 colher de sopa de cada vez, a farinha restante. Sovar a massa até ela ficar brilhante e elástica. Cobrir e deixar descansar 1 hora. Com os punhos, baixe a massa e a modele. Deixe crescer novamente (cerca de 1 hora). Leve ao forno para assar.


Cake au Citron


2 1/4 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

5 ovos

1 1/2 xícara de açúcar baunilhado

7 colheres de sopa de manteiga, derretida e resfriada

3/4 de xícara de creme de leite fresco

1/2 xícara de suco de limão

casca ralada de dois limões


Peneiras a farinha com o fermento e reservar. Bater os ovos com o açúcar. Acrecentar o creme de leite. Juntar a farinha reservada, a manteiga, o suco e a casca de limão. Assar por cerca de 1 hora.

3 comentários:

Alison disse...

Olá. Andei visitando o seu blog e me encantei pelo conteúdo. Muito legal mesmo. Tenho um blog sobre Gestão de Restaurantes. Voltado para os empresários do ramo. Caso você tenha interesse em trocar um link comigo ficaria muito lisonjeado. Segue o endereço do meu blog chamado “GESTÃO DE RESTAURANTES” http://gestaoderestaurantes.wordpress.com . Aguardo você.

Karen disse...

Adorei as receitas!

Beatriz Belliard disse...

hmmm, eu tenho um fraco por bolo de limao, faço tudo quanto é receita ! bjs e feliz ano novo