26 agosto, 2007

Novo colaborador, meu amigo Biagio!

Uma das coisas verdadeiramente boas da vida são os amigos - e nas horas difíceis é que nos damos conta disso! Eu, recentemente, ganhei um... vocês já os conhecem, é o autor da linda foto das maçanetas e também, daquela maravilha que é o tal "festival do arroz". Mas o bom mesmo, é que ele resolveu compartilhar uma experiência gastronômica conosco, e me mandou este maravilhoso post:

Uma das experiências mais maravilhosas da minha vida foi uma viagem a Helsinque em ocasião dos meus 30 anos. Todo o exótico que sonhava de ver, naquela época, se resumia na Finlândia. A experiência culinária foi realmente única.

Fui a um restaurante, no dia do meu aniversário (8 de maio) que chama LAPPI e que quer dizer “Lapônia”. Fica numa rua central da capital, Annankatu 22, que significa “Avenida Anna”(em honra a uma princesa sueca, provavelmente). Lá o meu menu foi extraordinário e ainda, a distância de anos, o lembro com prazer e saudades.

Entrada: um aperitivo “Poronkyynel” (Lágrimas de rena), uma cachaça local, bastante forte, com frutas do bosque amarelas (deliciosas!!!).

Primeiro prato: “Poronkäristystä” (Refogado de rena). Atenção ao finlandês: rena se diz “poro”, mas ao genitivo faz “poron”…Esse prato, Lara, é uma verdadeira delícia: se acompanha com puré de batatas e um molho a base de arando vermelho (é um prato que tem uma variante na Rússia, mas disso lhe direi em outro momento).

Sobremesa: Karpalojäätelöä, lämmintä valkosuklaa kastiketta ja hunaja-lakkahilloketta (Sorvete de kárpalo. Jäätelöä è uma palavra impronunciável significa sorvete, e o kárpalo è uma fruta dos lagos que não existe em outros lugares se não no extremo norte da Europa) com um molho de chocolate branco e geléia de mel e amoras...

Não é uma maravilha dos deuses??? Pode imaginar em que céu estava eu???

Estavam comigo dois grandes, grandíssimos amigos, um belga e outro italiano que ficaram sem palavras... porque o restaurante foi uma escolha minha... mas a conta foi
deles!!! Era ou não era o meu aniversário???

Biagio querido, aguardo muitas novas colaborações. Muito obrigada!



Um comentário:

Glogg the Blog disse...

Obrigado, Lara, vc também é uma nova amiga, uma surpresa na minha nova vida brasileira!!! um abraço para você e a sua "happy family"... vou mandar, sim, novos posts culinários... Biagio