25 agosto, 2007

Enfim, casa nova!


Depois do turbilhão da última semana, só ontem consegui cozinhar um pouco. E a receita escolhida foi um delicioso risoto de tomates e erva-doce, que eu encontrei no blog da Ilva. Para a sobremesa, fiz um simples e gostoso cumble, de um livrinho muito simpático – Doçuras de longe, sabores de monte, de Corinne Albaut. É um livrinho de receitas para crianças, ricamente ilustrado por Aurélie Guillerey, e organizados por tradições gastronômicas de diversos países. Na introdução de cada capítulo, um versinho. A receita escolhida por mim foi o Crocante do Jardim (cumble) e pertence a culinária do Reino Unido.


Risoto de tomates e erva-doce

1 cebola picada
Azeite
2 colheres de chá de sementes de erva-doce
1 litro de caldo de legumes
1 lata de tomates pelados
Sal, pimenta e 1 pitada de açúcar
2 xícaras de arroz para risoto
Manteiga
Queijo ralado

Refogue as cebolas no azeite, junto com as sementes de erva-doce. Acrescente o arroz e, assim que ele ficar translúcido, comece a regá-los com o caldo de legumes. Mais ou menos na metade do cozimento, acrescente parte dos tomates pelados (que devem ter sido refogados no azeite e temperados com sal, pimenta e uma pitada do açúcar). Alterne o caldo de legumes com o restante dos tomates. Para finalizar, acrescente 1 colher de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de queijo ralado. Delícia!


Crocante do jardim

1 kg de frutas (eu usei maças, morangos e peras), descascadas e cortadas
¼ de xícara de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar

Refogue as frutas na manteiga, como para uma compota. Na hora de retira-las do fogo, acrescente as três colheres de açúcar e mexa até dissolve-las. Reserve.

Faça uma espécie de farofa com 1 xícara de chá de farinha de trigo e 100 gr de manteiga. Deposite as frutas num pirex, cubra com a farofa e leve para assar por uns 25 minutos. Eu comi o meu crocante com sorvete de chocolate branco.

2 comentários:

Glogg the Blog disse...

Parabéns pela nova casa...espero visita-la um dia e conhecer todos da casa! Beijos,
Biagio

Beatriz Belliard disse...

Lara, que receita deliciosa ! Parabens pela nova casa, que vc seja muito feliz nela com sua familia ! bjs