12 maio, 2007

Sobremesa cosmopolita


Semana passada comprei aquelas lindas formas para creme bruleé – redondas, branquinhas, de cerâmica, onduladinhas e bem rasinhas. Ontem, bateu aquela vontade de comer creme bruleé – qual não foi minha decepção quando me dei conta de que estava sem creme fresco em casa. Foi quando me lembrei de uma receita portuguesa, de leite-creme, que lembra muito o creme bruleé original. A única diferença, na minha modestíssima opinião, fica por conta da cobertura queimadinha. Resultado – fiz a receita portuguesa com o acabamento francês – e alguém aqui de casa me disse que estava mais parecendo é com creme catalão!
De qualquer forma, adorei!!! Usei minhas formas e viajei...

Leite-creme

100 g de açúcar com baunilha
20 g de maizena
4 gemas
500 ml de leite

Misture muito bem o açúcar, a maisena e as gemas. Aqueça o leite e misture uma pequena porção na mistura de ovos. Bate bem e despeje esta mistura ao leite restante. Volte a panela ao fogo e, mexendo constantemente, espere engrossar. Pronto. Agora é só depositar nas forminhas e levar para gelar. Na hora de servir, polvilhe com açúcar e, com o auxílio do maçarico, queime ele todinho. Voilá!!

3 comentários:

Cláudia A. disse...

Qualquer um dos dois é maravilhoso. Os seus ficaram lindos.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lara, meu cunhado que esteve aqui e eh de Coimbra me disse que a mae dele fazia esse creme leite e tostava o acucar com uma chapa quente propria, entao em alguns lugares esse doce era exatamente como o creme brulee! beijos,

Valentina disse...

Que gostosa esta receita.E adorei o fato de que tocastes em várias cozinhas com um prato só.