02 maio, 2007

O Bolo da Semana


Existem algumas receitas que fazem parte do imaginário daqueles que cozinham – as famosas madeleines, cantadas outrora por Proust, são uma delas. Sempre que se vai falar da relação sensorial e/ou emocional das comidas, evoca-se Em Busca do Tempo Perdido. De minha parte, apesar de sempre ter tido vontade de fazê-las aqui em casa, me desanimava um pouco por não ter as famosas forminhas em concha. Eis que, finalmente, me dei de presente as tais forminhas e saí em busca da receita perfeita. Realmente, acho que consegui. Mas, infelizmente, não soube usar as lindas conchas a meu favor. Primeiro, a massa transbordou e, segundo, quando consegui retirar as madeleines das forminhas, elas não ficaram com o formato esperado – acho que, além de untá-las eu deveria ter polvilhado com farinha. Mas, para não ficar completamente arrasada com a primeira tentativa, terminei de assar a massa em forminhas de muffin – o que garantiu o lanche dos meninos. Mas valeu a experiência e, prometo, até o final do ano, farei madeleines perfeitas. Boa semana para todos!


Madeleines


125 g de açúcar

125 g de farinha

125 g de manteiga

2 ovos

2 limões (só a casca, raladinha)

2 colheres (de café) de fermento



Bata os ovos com o açúcar, até formar uma mistura clara e fofa. Acrescente a farinha e o fermento peneirados, e bata até incorporar. Acrescente a manteiga derretida e as casquinhas de limão. Deixe descansar por 20 minutos (esse é o imprescindível segredo da perfeição) e despeje em forminhas untadas, preenchendo-as até 2/3. Asse por 15 minutos no forno pré-aquecido a 220 °C , e desenforme quando ainda estiverem mornas.

2 comentários:

Cláudia A. disse...

Oi Lara, gosto de gente assim, que não desiste nas adversidades. Da próxima vez garanto que as madeleines vão sair bem lindinhas. Pelo menos o sabor deve ter ficado bom. Um beijo.

Beatriz Belliard disse...

Lara, estas forminhas sao uma coisa para colar mesmo, vc tem que passar muito manteiga nas ondinhas, e elas tem que estar super limpas. Tente untar, levar a geladeira e untar mais uma vez, eu faço assim com formas que nao sao lisas. E passa um pouco de farinha na segunda untada. bjs