29 setembro, 2006

Erros e acertos

A aula de ontem correu com erros e acertos, e principalmente com muitos aprendizados, que é assim que se aprende ... cozinhando e errando. Começamos com uma salada de beterrabas e rúcula do Jamie Olivier. Esta estava ótima. O prato principal foi uma receita do Claude Troisgois Filete de cherne, banana caramelizada e manteiga noisette de corintos. Também estava ótimo, apesar da minha dificuldade em fazer pratos de peixe – sempre acho que o peixe deve ser temperado com um pouco de limão, apesar de saber que isto altera seu sabor. Mas ... prefiro assim. E, finalmente, a sobremesa que não deu certo – esta também do Jamie – espetinhos de morangos caramelados com creme de mascarpone. Como não deu certo o espetinho, fiz uma calda quente com os morangos, para acompanhar o creme. Já o creme, por sua vez, não ficou muito bom – acho que apenas uma questão de proporções, limoncello demais. O creme ficou tão forte que não dava para comer.

Salada de Rúcula com Beterrabas



Folhas de rúculas
Beterrabas em cubos grandes, cozidas na água e sal
Creme fresco
Vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta
Bresaola
Lascas de parmeggiano reggiano
Azeite extra virgem

Após o cozimento das beterrabas, depositá-las num bowl e temperá-las ainda quente. Regue com o creme fresco, o vinagre e tempere com sal e pimenta. Esta mistura será colocada delicadamente sobre o leito de rúculas. Espalhe as fatias de bresaola sobre a salada, salpique com o parmesão e regue generosamente com o azeite. Delícia!

Filete de cherne, banana caramelizada e manteiga noisette de corintos



4 filés de cherne
sal e pimenta
4 bananas cortadas longitudinalmente
manteiga
azeite
Frite as banas delicadamente na manteiga. Reserve. Tempere o peixe com sal e pimenta e frite-o no azeite.

Molho

200 gr de manteiga
1 limão
1 c s de shoyu
120 gr de passas
½ cebola picadinha
1 alho picadinho
1 c de café de colorau
coentros
sal e pimenta.

Numa panela derreta a manteiga até esta ficar bem marrom. Junte as cebolas e o alho, deixe refogar por dois minutos. Adicione o limão, as passas, o shoyu, o colorau e a pimenta. Junte os coentros e desligue o fogo.

Sirva as bananas no meio do prato, regue com o molho de manteiga e disponha o cherne por cima.
Ficou muito bom e a manteiga ficaria perfeita com rosbife, por exemplo.

Creme de Mascarpone




Misture 1 pote de mascarpone (500 gr) com ½ xícara de açúcar e 1 taça de limoncello (eu poria apenas duas colheres de sopa). Misture tudo muito bem e acrescente raspas de limão e alecrim picadinho. Leve para gelar.
Faça a calda com os morangos fatiados, açúcar e uma pontinha de manteiga. Sirva quente sobre o creme gelado.

Um comentário:

Fer Guimaraes Rosa disse...

essas receitas estao maravilhosas! adorei a sobremesa com lemoncello. nunca pensei em usa-lo em receitas, mas agora ate me animei. beijos,