Ontem fui ao cinema com as crianças e assisti o trailer de um dos próximos lançamentos da Pixar - Ratatouille. Já tinha ouvido falar nele, ou melhor, lido sobre ele, num blog que costumo frequentar, mixirica.com. Dois motivos para intitular esta minha mais nova aventura no mundo virtual de ratatouille. A primeira diz respeito ao filme, ou melhor, a fala inicial do ratinho - "o meu problema é que eu só gosto de comida boa". E a segunda é quase uma homenagem. Há 15 anos atrás, quando me casei, não sabia cozinhar nada, nem mesmo fritar um ovo. E o primeiro prato que aprendi, por incrível que pareça, foi o ratatouille. Dois bons motivos !!!
E para começar, vou postar uma receita de Ratatouille, um cozido de vegetais tipicamente provençal.
Ingredientes:
- ½ xícara de manjericão
- 1/3 de xícara de sal
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de orégano
- 1 colher (chá) de tomilho
-2 berinjelas grandes, em rodelas da largura de um dedo
- 5 tomates, também em rodelas
- 2 alhos espremidos
- 2 abobrinhas em rodelas
- 1 cebola grande em rodelas
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer:
1. Polvilhe a berinjela com o sal e misture bem. Deixe descansar por 20 minutos sobre um escorredor. Lave em água corrente, escorra e reserve para retirar o excesso de sal. Escorra e reserve.
2. Corte a cebola em rodelas finas. Ponha-a numa frigideira com o alho e duas colheres (sopa) de azeite. Frite em fogo médio até ficar macio. Faça camadas com os legumes, intercalando os temperos e as ervas. Por último, deposite os tomates e tampe a panela. Deixe em fogo baixo. O líquido que o tamate soltar irá cozinhar os demais legumes.
3. Quando estiverem cozidos, destampe a panela, acrescente mais um fio de azeite e deposite algumas folhinhas de manjericão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário