19 julho, 2006

Linha de montagem

Essas são as imagens da penúltima aula de culinária que tivemos. Rapidamente nossa cozinha ficou com cara de fábrica de massas. Fizemos uma receite do Jamie Olivier, publicada no seu livro O Retorno do Chef sem Mistérios, de Ravióli de ricota, limão, parmesão e manteiga de sálvia.

Para a massa:

250 gr de farinha de trigo
250 gr de farinha de semolina
3 ovos inteiros
8 gemas de ovos

Coloque as duas farinhas numa superfície limpa, faça uma concavidade no meio e acrescente os ovos. Vá misturando aos poucos até obter uma massa que possa ser trabalhada com as mãos. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar um poco na geladeira. Depois é só estica-la e moldar os raviolis.

Recheio:

400 gr de ricota amassada
raspa de 2 limões
pecorino ralado
parmesão ralado
sal e pimenta

Misture tudo e empregue.

Para o molho:

2 grandes pedaços de manteiga
folhas de sálvia
suco de 2 limões


Aqueça tudo numa panela e empregue.






E a sobremesa foi o clássico suflê de goiabada, da Carla Pernambuco.

Suflê de goiabada com calda de catupiry

Ingredientes:

Para a calda de catupiry
• 200 ml de leite
• 100 g de catupiry

Para o suflê
• 4 claras
• 1 pitada de sal
• 220 g de goiabada pastosa

Modo de preparar

Calda: misture o leite com o catupiry e leve ao fogo em banho-maria por cerca de 20 minutos. Bata bem com um batedor de arame para ficar uma calda lisa. Deixe esfriar.
Suflê: na batedeira ou com um batedor de arame, bata as claras. Quando começarem a ganhar volume, junte o sal e bata até formar picos duros. Aos poucos, adicione a goiabada e misture bem . Se quiser usar goiabada tipo cascão, derreta no fogo com um pouco de água até dar o ponto – deve ficar bem cremosa e firme. Divida a mistura em forminhas de louça próprias para suflê e leve ao forno preaquecido a 160ºC por aproximadamente 10 minutos ou até subir. Aumente a temperatura do forno no final da cocção para dourar o suflê. Retire o suflê do forno e sirva imediatamente com a calda fria.


Nenhum comentário: