08 maio, 2008


Adoro comida fortes e picantes. Fico com água na boca só de pensar numa fatia de queijo de cabra ou num simples alho esfregado numa fatia de pão italiano torrado. Para completar, um fio generoso de azeite e uma pitada - também generosa - de flor de sal. Viveria disso tranquilamente! Mas, como tenho outras bocas para alimentar, não dá! Esta semana preparei uma tapenade para a semana, assim, enquanto estou cozinhando, vou petiscando...

Receita básica e certeira.



Tapenade

200 g de azeitonas pretas sem caroço
1 colher de sopa de alcaparras escorridas e lavadas
2 filés de anchova
1 alho amassado
1 colher de sopa de azeite


Basta triturar tudo junto e guardar em vidros. Antes de fechá-los, regue com azeite.


Outra coisa que amo na cozinha é a textura crocante. Acho que foi por isto que me encantei com esta receita do Jamie Oliver - Risoto de alhos assados com farofa de amêndoas!




Prepare um risoto tradicionalmente. Enquanto isto, asse duas cabeças de alho - que virarão uma pasta de alho assados assim que espremidos para fora de suas cascas. Esta pasta devera ser acrescentada no lugar da manteiga final, juntamente com 2 colheres de sopa de mascarpone a tomilho fresco. Para a faroda é só espalhar numa frigideira lascas de amêndoas, migalhas de pão ralado, sal, salsinha e azeite. Fica realmente especial.



P.S. Novidade no mercado - o novo livro de Gordon Ramsay, Paixão pelo Sabor. Me encantei especialmente pelas sopas e por uma receita de morangos secos.


3 comentários:

Anny disse...

Lara:
Adoro seu blog e as comidas que apresenta aqui. Vou agora expeimentar o Tapenade. Sendo que vou comprar os ingredientes primeiro. Claro,né? Então fica para a próxima segunda feira. Um bom final de semana e Feliz Dia das Mães.
Beijos e obrigada.

Nana disse...

Lara, adorei o seu risoto!!
Eu sou igual a você, não gosto de comida sem sabor ou crocantes.
Agora sobre o Gordon, aiai ... nada declarar!! Sou fã numero um.
bjs

Nana disse...

Lara, deixei um mimo para ti no meu blog.
Bjs