06 maio, 2012

Sem forno ... mas com açúcar e com afeto!

Esta sobremesa eu fiz inspirada em uma receita que vi na TV, no canal Bem Simples. Confesso que desconfiei um pouco do processo, mas acabei surpreendida. Na realidade, a torta é uma espécie de mousse de chocolate sobre um leito de biscoito. Eu, particularmente, não sou tão fã desta base – da próxima vez farei usando a minha própria receita de massa doce. Acho que ficará mais delicada.
Mas a grande surpresa foi o creme inglês – rápido, econômico, leve e bem gostoso. Vou usá-lo em outras receitas. Prometo contar o resultado.

 Torta de Chocolate sem forno
Para a massa:

1 pacote de biscoito maisena
50 g de biscoito amaretti

150 g de m derretida

Triture os biscoitos no multi-processsador. Agregue a manteiga. Forre uma forma com esta mistura.

Para o recheio:

Primeiro passo: Faça um creme de chocolate.

250 g de chocolate meio amargo
50 ml de creme de leite

50 ml de manteiga

Aqueça o creme de leite e despeje sobre o chocolate cortado em pequenos pedaços. Misture até derretê-lo todo. Junte a manteiga.

Segundo passo: Faça um creme inglês.

150 ml de creme de leite
150 ml de leite

4 gemas

50 g de açúcar

2 tampinhas de essência de baunilha

Leve para ferver o creme de leite, o leite e metade do açúcar.  Em outro recipiente, bata as gemas com a outra metade do açúcar. Junte um pouco do leite quente nas gemas, sem parar de mexer. Despeje esta mistura na panela com o restante do leite.  Mexendo até ficar cremoso. (Cuidado para não talhar). Agregue a essência.

Junte o creme de chocolate e o creme inglês. Despeje o recheio na forma já preparada. Leve para gelar.

01 maio, 2012

A Mafalda que me desculpe mas ... declaro aberta a temporada das sopas!



A temperatura despencou no Rio de Janeiro o que significa uma excelente desculpa para preparar uma boa sopa. Pois eu, ao contrário da minha querida Mafalda, sou louca por elas!

Resolvi prepara uma receita que vi no blog Chucrute com Salsicha – apenas com outras quantidades. Ficou uma delícia. E o melhor de tudo, é super rápida de fazer!

Se correr, ainda dá tempo de preparar para o jantar de hoje!

Sopa de ervilha com pesto de manjericão

 Ingredientes:

1 cebola, 1 cenoura e 1 talo de aipo picadinhos
Azeite

Sal e pimenta
600 g de ervilhas congeladas
5 xícaras de caldo de legumes
2 colheres de sopa de pesto de manjericão


Modo de fazer:

Prepare um refogado com os ingredientes já bem picados. Acrescente 2 pacotes de ervilhas congeladas (600 g). Junte 5 xícaras de caldo de legumes. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Após este tempo, desligue o fogo e junte 2 colheres generosas de pesto de manjericão. Bata no liquidificador e sirva com um fio de creme de leite fresco.