14 setembro, 2010

Programa legal!!!



No domingo tivemos uma manhã das mais agradáveis! Fomos convidados para um brunch no Palaphita Kitch. Para quem não conhece, o Palaphita é um quiosque especializado na culinária amazônica, localizado na beira da lagoa Rodrigo de Freitas. Lá, além de você poder se deliciar com os ingredientes típicos da Amazônia (infelizmente muito pouco conhecido por nós), e se encantar com o ambiente cuidadosamente preparado para te transportar para um espaço mais integrado com a natureza, os alimentos são, em sua maioria, orgânicos, revelando uma preocupação com os sistemas de produção e distribuição auto-sustentáveis. São delicias como o jambu, o camu camu, o tucunaré, a sapoti e por aí vai, numa profusão de cores e sabores capazes de agradar os mais exigentes comensais. E a novidade agora é o seu brunch domingueiro, que funcionará todos os domingos, a partir do dia 26, das 10h30 às 15h. É programa legal na certa – comida boa, ambiente agradável e natureza deslumbrante – tudo isto ao delicioso sabor amazônico.

Eu, particularmente, adorei a tapioca recheada com queijo coalho e ervas e a Chinoca sem álcool, um suco energético feito com o sumo de mangarataia (gengibre) e limão.

Ambas as receitas são deliciosas e fáceis de fazer. Vamos a elas:

Tapioca
1/2kg de farinha de tapioca
Água o suficiente para cobrir
Sal a gosto

Cubra a farinha com água e deixe de um dia para o outro. Escorra o excesso de água, esfarela a massa com as mãos e tempere com um pouco de sal. Em uma frigideira bem aquecida, espalhe um punhado da massa. Rapidamente ele ganhará a forma de uma panqueca e se desgrudará na frigideira – vire-a, coloque o recheio de sua preferência, feche e sirva.

Chinoca

Processe a quantidade de gengibre que quiser e esprema para conseguir seu suco. Vá temperando conforme o gosto pessoal, com limão, açúcar e água. O legal é que pode ficar na geladeira por alguns dias, e fica deliciosa bem gelada.


Um comentário:

Flávia Amaro disse...

Bela dica!