03 dezembro, 2009


Como acontece todo ano, dezembro chega e, com ele, chega também a hora de pensar nos cardápios das inúmeras festas de confraternização que estão se aproximando. Eu, particularmente, adoro o natal, e adoro preparar presentes comestíveis – sempre corro atrás de receitas de chutneys, de tapenades, de geléias – e também de pratos interessantes para a minha nada convencional ceia natalina. Portanto, dezembro é mês de pesquisa. Como podem ver, tenho postado super pouco, e um dos motivos mais imediatos é que minha máquina de fotografia quebrou – e, embora saiba que a qualidade de uma receita não depende em nada da qualidade das boas imagens, confesso que já tinha me acostumado com o padrão – receita/foto. Mas enquanto não resolvo o problema, resolvi ir postando mesmo assim. Estou testando algumas sobremesas para um jantar que terei dia 19 – na realidade, me comprometi com duas sobremesas, e a primeira tentativa realizei ontem – uma cheesecake de morangos com uma massa de torta bastante especial – feito com farinha láctea nestlé (receita do Claude Troigrois) e com um recheio inspirado em uma receita da Cláudia, do Sabor Saudade. Embora tenha gostado bastante dela, ainda não bati o martelo. Alguma sugestão?


Cheesecake de morangos

Para a Massa:
200 g de farinha láctea nestlá
50 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
110 g de manteiga amolecida

Para o Recheio:
200 g de cream cheese
200 g de creme de leite
2 ovos
¾ de xícara de açúcar
Suco de 1 limão
Purê de morangos (1 cx de morangos processados)
2 colheres de sopa de maisena


Para a massa, basta agregar todos os ingredientes, depositar na forma em uma única camada e pré-assar por 10 minutos. Misture todos os ingredientes do recheio e, antes de depositar sobre a massa pré-assada, deixe por 1 hora na geladeira. Depois disto, é só despejar o recheio na forma e assar por uns 45 minutos.

Um comentário:

Giovana disse...

Lara,
Gosto muito do seu blog e já há algum tempo te visito bastante.
Temos as duas paixões em comum...eu, você e mais um milhão de pessoas de bom gosto!rs
Fiz um livro de receitas de final de ano que não será vendido, pois faz parte de uma ação promocional de um supermercado com a bandeira Visa e...e eu tô te contando tudo isso porque queria te enviar um exemplar.
Se tiver interesse(eu sou suspeita, mas ficou super bacana)...vc pode mandar o endereço para entrega no meu email giosonda@uol.com.br
Super obrigada!!
Giovana