29 outubro, 2009

Desabafo de mãe


Embora não tenha aparecido muito por aqui, continuo frequentando quase que obsessivamente minha cozinha. Quem acompanha o blog sabe dos meus esforços em manter uma alimentação saudável aqui em casa - mas o que parece ser simples, não é. Por exemplo: meu filhote mais novo sofre de asma, o que significa que devido aos medicamentos, ele está acima do peso - uns 7 kilos mais ou menos. Principalmente por ele, que já foi alérgico a leite de vaca e, durante anos seguiu uma dieta bastante rígida, meu esforço é dobrado. Desde que foi "liberado" da dieta, se deslumbrou e hoje, a despeito das minhas tentativas, é quase impossível demovê-lo da idéia do consumo de leite e derivados... Assim, me esforço em mandar de lanche escolar bolinhos caseiros (cenoura, abobrinhas, banana), mas qual não é a minha decepção quando descubro que ele o troca por qualquer pacotinho de biscoito industrializado... E por aí vai - as festas infantis então, são quase o meu pesadelo - fico realmente chocada com a falta de consciência dos cardápios oferecidos. Mas, ofício de mãe é assim mesmo, diariamente precisamos nos esforçar e não podemos desistir jamais! O avanço desta semana foi a adoção (com consentimento de todos) da inclusão diária de arroz integral e a abolição do consumo de carne em três dias na semana - e, para isto, estou pesquisando receitas vegetarianas que possam agradar (e não apenas nutrir) meus filhotes ... E foi assim que descobri, por exemplo, o excelente blog da Rita Taborelli, Prato de Papel, nova colunista da revista Bons Fluidos, pelo que entendi, substituindo a Sônia Hirsh. Bom, deixa eu ir que está na hora do almoço... depois eu conto o menu...

3 comentários:

brisa disse...

Oi! sou vegetariana desde os 17 anos, mae de dois -18 e 22 (que nao sao vegetarianos, mas passam bem sem), bem nutrida e tals (hehe. nota-se peo linguajar que estou fora de moda, mas isto eh outro assunto;)

Blog que indico: http://veganlunchbox.blogspot.com/ - muitas receitas bacanas e gostosas

Livro que indico: How to Cook everything Vegetarian, Mark Bittman.

Nao eh livro com fotos, mas eh muito bom, pois alem de trazer receitas, foi escrito por um NAO vegetariano que percebeu como eh bom/saudavel e viavel ser vegetariano.

Escreva-me se precisar de alguma dica:)

Abs

Valentina disse...

Vc como sempre escrevendo deliciosamente

dannah5 disse...

Oi, cheguei ao seu blog depois de peregrinar um pouquinho e apesar de nao ter conseguido ler muito, compreendo perfeitamente esse seu post. Infelizmente nao tenho nenhuma ideia miraculosa pq sei que eh muito complicado, que existem "garotos brocoli" isso eh fato, mas dificilmente sao nossos filhos. Aqui tenho 2, a mais velha de 4 eh extremamente alergica, tem todo tipo de dermatite atopica, em suma, eh visivel que ela eh alergica pq a pele dela logo fica mais aspera, como minha sogra eh dermatologista ela sempre acalma a gente, mas eh complicado, ela eh alergica aos corantes, imagina, quantas comidas e delicias infantis sao desprovidas de corantes? Poucas e barganhar com uma criança de 4 eh dificilimo. Aqui corto dobrado, em casa eh sem nada q ela nao possa comer, mas fora eu conversei na escola, la eles tem o lanche na escola entao nao tenho esse problema da troca (tive em outra escola) mas nao tenho como impedir que nas festinhas ela coma uma coisa ou outra com corante. Infelizmente so posso limitar aqui e eh o q faço, fora de casa eh pouco q ela come, entao ta tudo bem, nao da pra fazer um grande estrago.

Quanto a dieta, olha, eu gosto muito de carne de soja e outros alimentos naturais, aqui no Rio o q nao falta eh opção, mas acho que encontrar receitas que agradem em cheio só testando mesmo. Eu amo legumes e preparar eles de modos diferentes, mas nem sempre da certo!hehe

Boa sorte com a alimentaçao do filhote!

beijocas